Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 27 Janeiro |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Por que tropeçamos em nossa própria escuridão?

web3-teenager-girl-light-in-darkness.jpg

Dima Aslanian | Shutterstock

Talita Rodrigues - publicado em 06/10/22

A luz, a escuridão, o bem, o mal e o medo estão presentes em cada um de nós por um motivo muito importante

Andamos como se enxergássemos claramente o caminho, mas na caminhada muitos param, caem ou tropeçam nas escuridões que existem dentro de si.

Muitos julgam, apontam e até ditam regras na vida dos outros, pois é muito mais fácil falar dos “tropeços” dos outros do que cuidar dos seus.

Muitas das escuridões são, inclusive, protegidas de maneira inconsciente. Dessa forma, não são trazidas para o consciente, ou seja, continuam sendo evitadas e “desconhecidas”. 

O maior problema de não as tratar é que muitas atitudes do dia a dia são refletidas por conta delas. Enquanto não se busca conhecer e tratá-las, continua o sofrimento – e isso prejudica ainda mais as relações, pois não se conhece a raiz do problema.

Elas são instaladas através de resultados das experiências que temos desde que nascemos ou até mesmo antes disso. A origem dessas escuridões é diferente para cada um de nós, mas, em todos os casos, negar, pular ou ignorá-las não vai trazer a luz para a vida.

A luz, a escuridão, o bem, o mal e o medo estão presentes em cada um de nós. Ao experienciar cada um deles, precisamos conscientemente saber que eles só existem para que possamos evoluir.

Andar na luz é bom, mas é a passagem pela escuridão que nos faz amadurecer e crescer diante das dificuldades que nos acontecem.

Clique aqui e comece a seguira a psicóloga Talita Rodrigues no Instagram

Tags:
Bem estarMalMedoSofrimento
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!