Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 27 Janeiro |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

O remédio contra o estresse que é simples, eficiente e está disponível para qualquer um

shutterstock_1445018480.jpg

Mari Dein - Shutterstock

Guillermo Dellamary - publicado em 07/10/22

Todos trazemos dentro de nós o remédio para muitos dos males que nos afligem

É muito comum as pessoas acreditarem que a melhor forma de buscar alívio das tensões da vida é tomando remédios ou esperando a situação mudar. Mas há um remédio muito prático que está sempre ao nosso alcance para ajudar a equilibrar nossas vidas: envolver-se em atividades criativas. Isso vai desde escrever um diário ou pintar um quadro até fazer jardinagem, culinária, carpintaria ou origami.

Criar tem muitos benefícios. Além de fomentar nossas paixões e nossa dedicação por algo que gostamos, encoraja-nos a fazer aquilo que achamos divertido.

A tensão faz parte da vida

A vida não é fácil para a maioria das pessoas que habitam este belo planeta, por isso é quase inevitável vivermos cercados por problemas e dificuldades que naturalmente criam alguma tensão e estresse. Por isso é importante promover atividades criativas de qualquer tipo para nos estimular a ser mais saudáveis ​​e não sucumbir às emoções negativas que abundam em nosso ambiente.

Uma conexão com o nosso Criador

Atividades criativas também nos inspiram a nos sentir mais conectados ao nosso Criador. Como fomos feitos à Sua imagem e semelhança, Ele nos deu o poder de criar muitas coisas originais de forma simples e fácil.

A criatividade nos encoraja a imaginar as coisas de forma mais colorida, a apresentar mais inovações, mais novidades e novas soluções para vários problemas. Faz com que dediquemos nosso tempo a coisas que valem mais a pena do que lamentar a vida.

Os resultados não precisam ser perfeitos

Criar envolve fazer algo que você não fez antes, dar uma nova forma a um objeto, desenvolver algo que não existia antes. Pode ser, por exemplo, colocar letras em uma folha de papel em branco ou fazer alguns traços com pincel em uma tela em branco, mesmo que você não saiba pintar ou desenhar.

Criar não significa necessariamente produzir algo perfeito, mas é algo que pode ser aperfeiçoado com a prática.

O resultado não importa; o que importa é que você se envolva em uma atividade que tire sua mente de suas preocupações.

Temos que parar com rotinas chatas e deixar de lado nossa insegurança de não saber fazer alguma coisa. Atreva-se a pintar alguma coisa (qualquer coisa!), a tecer como quiser, a cuidar do seu jardim, a escrever o que quiser. Não se julgue severamente se os resultados não corresponderem imediatamente às suas expectativas; em vez disso, orgulhe-se de sua vontade de tentar e continue tentando. Você logo começará a ver os resultados, o que reduzirá seu estresse.

A pior coisa que podemos fazer é ficarmos presos no tédio e, sobretudo, no lazer passivo que nos leva a ser receptores de grandes quantidades de entretenimento visual, perdendo assim a oportunidade de sermos ativos. O movimento físico nos ajuda a desestressar.

Você não precisa ser um grande artista, nem um especialista; criar muitas vezes é mais agradável quando estamos fazendo algo sem pressão ou obrigação específica. Você pode fazer isso por puro prazer e por capricho, pois encontra significado e alegria nisso.

Tente, tente novamente

A atividade criativa, em vez de nos cansar, nos estimula e relaxa. Isso nos ajuda a melhorar nosso humor e nos dá mais estabilidade. Então vale a pena tentar!

Tire essas tintas e pincéis do armário ou gaveta e tente pintar novamente. Ou, se você já começou a escrever um romance ou contos, mas deixou essa atividade de lado, retome-a. Você não vai se arrepender!

Vá para a cozinha e divirta-se… e não desanime se não der certo na primeira vez!

Entre na sua cozinha com um novo espírito criativo e faça aquela receita da sua mãe ou aquela sobremesa que você tanto gostava quando criança e que não ousava fazer porque tinha medo de errar. Tente novamente cozinhar algo que você gosta e ouse inventar algo novo, o que você quiser. Reative sua criatividade e dê a ela o espaço mental que ela merece, como um dos remédios mais maravilhosos que temos em tempos de estresse.   

Faça alterações na decoração da sua casa; reorganize os móveis ou a localização de sua cama. Compre novas plantas ou plante sementes em um vaso e espere para ver o fruto do seu entusiasmo. Tudo isso é muito curativo e está ao nosso alcance, como parte de nossa natureza humana.

Trazemos dentro de nós o remédio para muitos dos males que nos afligem. Tudo depende de nós decidirmos ser criativos.

Tags:
ansiedadeDepressãoEstresse
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!