Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Nossa Senhora do Pantanal: uma devoção brasileira

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Nossa Senhora do Pantanal

Paróquia Nossa Senhora do Pantanal

Ricardo Sanches - publicado em 10/10/22

Você sabe como surgiu a devoção que despertou o interesse do Brasil nos últimos meses?

A regravação da novela “Pantanal” fez muito sucesso neste ano de 2022. A trama também ajudou a difundir a devoção a Nossa Senhora do Pantanal, que até pouco tempo era restrita aos católicos do Centro-Oeste brasileiro.

A personagem Filó, interpretada pela atriz Dira Paes, era devota de Nossa Senhora do Pantanal, usava um pingente com a imagem e sempre recorria a ela nos momentos de necessidade.

Influenciados pela novela, os brasileiros passaram a pesquisar mais sobre essa devoção. Tanto que a busca pelo termo “Nossa Senhora do Pantanal” teve um crescimento repentino nos últimos 12 meses no Google.

A origem da devoção a Nossa Senhora do Pantanal

A origem dessa devoção é recente. Acredita-se que em 4 de setembro de 1982 a artesã Ida Sanches Mônacona confeccionou uma imagem diferente da mãe de Jesus, que recebeu o nome de Nossa Senhora do Pantanal. Os traços da santa eram bem parecidos com os de Nossa Senhora Aparecida, mas ela possuía um manto repleto de folhas e flores de camalotes (planta típica do pantanal) nas cores verde e lilás, e uma coroa feita de pequenas folhas e flores da mesma planta.

O título Nossa Senhora Imaculada Conceição do Pantanal foi oficializado em Decreto Episcopal por Dom Milton Santos, sdb, em 2001 quando ele era bispo de Corumbá, MS. Nascia, assim, a devoção mariana dedicada a proteger um dos biomas mais diversos do Brasil.

A festa em homenagem a ela acontece em 21 de setembro.

Do pantanal para o Vaticano  

Justamente em setembro de 2022, mês da padroeira do pantanal, os bispos da região Centro-Oeste estiveram em visita ad Limina no Vaticano. O Bispo de Corumbá, MS, Dom João Bergamasco, aproveitou a oportunidade para entregar ao Papa Francisco uma imagem da santa. O Pontífice também ganhou outros presentes feitos por artesãos da região.

Oração a Nossa Senhora do Pantanal

O site da arquidiocese de Cuiabá traz a prece abaixo e declara que a oração tem aprovação eclesiástica de Dom Milton Santos (Arcebispo Metropolitano de Cuiabá). Rezemos com fé por toda a criação, pelo povo pantaneiro e por todo o Brasil:

“Ó Virgem Maria Imaculada, Nossa Senhora do Pantanal, que aparecestes à margem do Rio Paraguai na arte do Massabarro através das mãos de pequenos artesãos – crianças e jovens.

Modelai em nós Jesus Cristo, Vosso Filho e nosso Irmão, para que na docilidade ao Espírito Santo realizemos no novo milênio a vontade de Deus que é o seu plano de amor.

Senhora do Pantanal, Protegei o Vosso povo Pantaneiro e o Brasil que vos elegem como Mãe e Protetora. Senhora do Pantanal, nossa fauna, nossa flora e o minério: – dons da Mãe – natureza em nossas mãos – para fazermos de tudo ‘um hino de louvor da criação’.

Nossa Senhora do Pantanal, em vosso zelo de Mãe atendei as nossas preces apresentando nossos pedidos junto a Deus-Trindade-Amor.

Nossa Senhora do Pantanal, Mãe de Deus, Rogai por nós, agora e sempre. Amém.”

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
BrasilDevoçãoMariaNossa Senhora
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia