Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Por que a vida precisa de pausas?

Descanso

Shutterstock

Talita Rodrigues - publicado em 10/10/22

Entenda por que diminuir o ritmo e respeitar o tempo que a vida lhe pede não são sinônimos de fraqueza

A vida precisa de pausas, mas a gente nem sempre se dá conta disso. Somos estimulados a “dar um jeito em tudo”, sermos produtivos, não esmorecer.

Mesmo diante de situações completamente devastadoras, sentimos a necessidade de continuar dando conta de tudo, da maneira que for. A qualquer custo. Mas essa conta chega. Esse custo vem. Ninguém sai ileso da própria negligência, as consequências aparecem. Você suporta enquanto seu corpo permite. Você se coloca no limite e o ultrapassa, mas em algum momento isso também deixará de funcionar. 

A vida precisa de pausas. Precisamos recuperar o fôlego que perdemos diariamente em nossas lutas – internas e externas. Precisamos reorganizar nosso ser para o próximo dia. O automático vai atropelando nossos sentimentos e temos a falsa ideia de estar dando conta, quando estamos a um passo de explodir. 

Nessa explosão, você é obrigado a olhar para onde não estava olhando: dentro de você. E passa a questionar os sentidos de tudo outra vez. Sente como se tivesse voltado vários passos. Como se não soubesse quem é ou o que está fazendo. Sente que não olhou para você mesmo, enquanto cuidava de tudo ao seu redor. 

A vida e você precisam de pausas

É difícil reconhecer nossa vulnerabilidade. É difícil acolher nossa fragilidade e admitir que precisamos parar. Porque o mundo cobra conquistas e rejeita sentimentos ruins. A sociedade não nos permite demonstrar tristeza, logo somos vistos como fracos. E vamos engolindo tudo para não frustrar a expectativa dos outros. Mas a vida precisa de pausas.

A sua vida e você precisam de pausas. Talvez você precise respeitar os seus limites e contornos. Talvez, hoje, você precise, sim, cuidar de tudo que é de sua responsabilidade, incluindo você mesmo.

Não é fraqueza diminuir seu ritmo. Não é fraqueza precisar de um tempo. Respeite-se, e respeite as pausas que a vida lhe pedir. Sem medo. E tenha certeza de que você voltará com mais vigor e com mais vida para a caminhada.

Este conteúdo foi útil para você? Então clique aqui e tenha acesso a mais artigos escritos pela psicóloga Talita Rodrigues

Tags:
DescansotempoTrabalho
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia