Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Direto do Vaticano: Cardeal Parolin faz apelo por trégua na Ucrânia

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Ukrainian-woman-Holding-the-Flag-of-Ukraine-Audience-October-05-2022

Antoine Mekary | ALETEIA

I. Media - publicado em 13/10/22

Boletim Direto do Vaticano de 13 de outubro de 2022
  1. Cardeal Parolin pede trégua na Ucrânia
  2. Papa Francisco fala sobre o sofrimento dos residentes ucranianos bombardeados
  3. “O que diz o Espírito às Igrejas da Ásia”, pergunta o Papa na sua mensagem por ocasião do 50º aniversário da FABC

1Cardeal Parolin pede trégua na Ucrânia

Por Anna Kurian: O Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin apela às grandes potências a assumirem “responsabilidade” pelo conflito russo-ucraniano, numa entrevista com o semanário italiano Famiglia Cristiana a ser publicada a 13 de Outubro. Com o Patriarcado de Moscou, “as portas permanecem abertas”, afirma também o número 2 do Vaticano.

O Secretário de Estado espera que o apelo urgente do Papa Francisco no Angelus de 2 de Outubro não caia “no vazio”. Reiterando a “profunda preocupação” do pontífice, o cardeal disse estar preocupado que “a escalada militar continua e o mundo corre o risco de deslizar para o abismo da guerra nuclear”.

“Ouçam por favor o apelo do Papa, que é a voz de milhões de pessoas que querem a paz”, disse ele, referindo-se a cenários que fazem as pessoas “tremer”. O cardeal pediu uma “trégua”, que ele considerou “plausível”, “necessária” e “urgente”. “Que tipo de mundo queremos construir, se é que ainda existe um?”

A fim de não precipitar a humanidade “numa espiral sem retorno, com consequências catastróficas”, o alto prelado pediu-nos que não centrássemos a nossa atenção “num único país”. O Papa tem sido muito claro ao chamar todos à responsabilidade”, explica ele. É óbvio que as grandes potências têm uma responsabilidade maior. (…) Não podemos pensar que a paz entre a Rússia e a Ucrânia é apenas uma questão entre estes dois países”.

Portas “permanecem abertas” com o Patriarcado de Moscou

Referindo-se à reunião cancelada com o Patriarca Kirill no Cazaquistão, o Cardeal Parolin disse que “as portas permanecem abertas e o diálogo não é interrompido, mesmo que encontre dificuldades e mal-entendidos”. E manifestou a sua esperança para o futuro: “Por parte da Santa Sé, nunca faltou o desejo (…). Percebemos que existe também este desejo por parte da Igreja Ortodoxa.

O Secretário de Estado também enumera outras crises que foram colocadas em segundo plano, tais como a Síria, o Iémen, Tigray, e as tensões no Extremo Oriente. Na Coreia do Norte e em Taiwan, insiste em promover o “senso comum” e a “diplomacia” em vez da “política de poder”.

“Não há conflito que seja menos doloroso que outro, tal como não há vida que valha menos”, disse o cardeal, com um pensamento para aqueles que terão de “escolher entre aquecer ou alimentar-se” este Inverno, e aqueles “que nem sequer podem permitir-se esta escolha”.

Finalmente, regressou à reforma da Cúria, que, segundo ele, “foi concluída”. “Tudo foi feito para racionalizar as estruturas”, bem como para sublinhar “a importância da evangelização”, que é “a única razão pela qual existem estruturas eclesiásticas”. Mas as reformas estruturais devem ser acompanhadas “pela reforma dos corações”, acrescentou o Cardeal Parolin, concluindo que “nunca somos nós – as nossas ideias e as nossas reformas – que somos os protagonistas da evangelização, mas Jesus”.


2Papa Francisco fala sobre o sofrimento dos residentes ucranianos bombardeados

Por Hugues Lefèvre: Enquanto muitos bombardeamentos russos atingiram a Ucrânia nos últimos dias – como retaliação pela explosão da ponte da Crimeia – o Papa Francisco confidenciou que o seu coração se dirigiu aos habitantes das localidades onde as bombas caíram, à margem da audiência geral de quarta-feira. Rezou para que os corações dos políticos fossem convertidos.

“Nestes dias, o meu coração está sempre voltado para o povo ucraniano, especialmente para os habitantes dos locais onde as bombas caíram”, disse o pontífice de 85 anos nos seus apelos no final da sua catequese.

“Trago em mim a sua dor e, por intercessão da Santa Mãe de Deus, apresento-os ao Senhor em oração”, acrescentou, confiando que “Ele escuta sempre o grito dos pobres que O invocam”.

Finalmente, rezou para que o espírito do Senhor “possa transformar os corações daqueles que têm nas suas mãos o destino da guerra” e implorou o fim do “furacão” da guerra e a “coexistência pacífica”.

O bombardeamento russo da Ucrânia intensificou-se nos últimos dias. Na segunda-feira, caíram mísseis sobre as cidades de Kiev, a capital, mas também Lviv, Dnipro e Ternopil.

Após a destruição parcial da ponte da Crimeia no sábado, o Presidente Vladimir Putin explicou que os russos não podiam deixar de responder.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, o Papa Francisco tem multiplicado os seus apelos à paz. Ainda este domingo, durante o Angelus, manifestou a sua preocupação com os riscos de uma guerra nuclear.


3“O que diz o Espírito às Igrejas da Ásia”, pergunta o Papa na sua mensagem por ocasião do 50º aniversário da FABC

Por Cyprien Viet: Durante 50 anos, a Igreja na Ásia tem sido chamada a “ser mais autenticamente a Igreja dos pobres, a Igreja dos jovens, e uma Igreja em diálogo com os seus homólogos asiáticos de outros credos”, disse o Papa Francisco numa mensagem de vídeo divulgada a 12 de Outubro. Por ocasião da Conferência Internacional da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas (FABC), realizada em Bancoc, Tailândia, por ocasião do 50º aniversário desta organização, celebrado com um atraso de dois anos devido à pandemia de Covid-19, expressou o seu encorajamento aos bispos da Ásia.

O pontífice argentino recordou a viagem de Paulo VI pela Ásia em 1970, o continente que o papa italiano foi o primeiro bispo de Roma a visitar. A última viagem de Paulo VI fora de Itália, que o levou ao Irã, Paquistão, Filipinas, Samoa, Austrália, Indonésia, Hong Kong e Sri Lanka, foi uma oportunidade para o primeiro papa reconhecer a Ásia como “um viveiro de diferentes culturas e religiões”, explica Francisco.

O encontro com o episcopado asiático em Manila deu a Paulo VI a oportunidade de tomar o pulso de um continente em tumulto, dois anos após as convulsões que começaram na Europa com Maio de 68. “Os bispos notaram que as massas estavam a despertar do fatalismo para uma vida digna do homem; a juventude também estava a despertar, era idealista, consciente, preocupada, impaciente e inquieta; sociedades culturalmente diversas estavam a despertar para se tornarem uma verdadeira comunidade de povos”, recorda o Papa Francisco na sua mensagem.

Encorajando os atuais bispos asiáticos no seu “trabalho de fraternidade e intercâmbio de ideias”, o Papa Francisco sublinha que é “importante que as conferências regionais se encontrem com uma certa assiduidade, porque ao fazê-lo, a Igreja é formada, fortalecida no caminho”.

No contexto do atual processo sinodal, o Papa Francisco convida finalmente os bispos asiáticos a colocar esta questão no centro das suas discussões: “O que é que o Espírito diz às Igrejas na Ásia? Confia-lhes estes dois conselhos: “Que os leigos assumam o seu batismo, a sua função como leigos, e respeitem a singularidade de cada uma das Igrejas, porque a Igreja universal não é a Igreja uniforme”.

A atenção de Francisco para a Ásia

A Federação das Conferências Episcopais Asiáticas é atualmente presidida pelo Cardeal birmanês Charles Maung Bo, Arcebispo de Rangum. A Santa Sé está representada neste encontro internacional em Bancoc de 12 a 30 de Outubro pelo Cardeal filipino Luis Antonio Tagle. O antigo Arcebispo de Manila (2011-2019) foi Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos até que a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium entrou em vigor a 5 de Junho. Ainda não recebeu uma missão no novo organograma da Cúria Romana, mas continua de fato a ser o responsável pelo seu antigo dicastério.

Entre as personalidades presentes durante a segunda semana estará o cardeal Jean-Claude Hollerich de Luxemburgo, relator geral do Sínodo, que foi missionário no Japão durante 23 anos.

O Papa Francisco tem demonstrado repetidamente o seu interesse pela Ásia, nomeadamente ao incluir no Colégio Sagrado bispos de países que nunca estiveram representados no país, como o Laos, a Birmânia, o Sultanato do Brunei, Singapura e Timor Leste. A Ásia é o continente que registrou o maior aumento sob o pontificado argentino, representando agora 15% do colégio eleitoral, ao passo que pesava apenas 9% no último conclave. Francis também fez viagens à Coreia do Sul, Sri Lanka, Filipinas, Birmânia, Bangladesh, Tailândia e Japão.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
Direto do VaticanoGuerraPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia