Ele se manifestou no contexto de uma operação policial que prendeu envolvidos com rituais baseados no uso de ayahuasca
O padre espanhol Francisco Torres Ruiz, que é exorcista, declarou que o diabo se utiliza de rituais xamânicos baseados em substâncias alucinógenas como a raiz da ayahuasca, também conhecida no Brasil como daime ou santo-daime:
“Por trás de todas essas magias, de todos esses rituais, sempre está Satanás, que não para de inventar e inspirar novas formas de captar as pessoas, de captar as suas almas e de querer arrancá-las de Deus”.
O exorcista se manifestou no contexto de uma operação policial que, na Espanha, prendeu o líder e três adeptos de uma seita xamânica. Eles realizavam rituais com ayahuasca, yopo e outras substâncias psicoativas proibidas, cujo uso teria supostas “finalidades espirituais e curativas”, segundo o líder do grupo, mas que “eram fornecidas ilegalmente” e “com fins lucrativos” durante as cerimônias.
Além disso, conforme destacou a Polícia Nacional espanhola, o consumo de tais substâncias “representa um alto risco para a saúde física e mental”. Os rituais, ainda de acordo com a polícia, eram “dirigidos de forma messiânica pelas capacidades superiores de seu líder espiritual”.
Em declarações à agência católica de notícias ACI Prensa, o pe. Torres afirmou que também o narcotráfico se aproveita de “uma pseudoespiritualidade típica da nova era”, muito relacionada “com rituais xamânicos”, para fomentar o comércio de drogas ilícitas.
Do ponto de vista religioso, o sacerdote acrescenta que o mais grave é “trocar Deus por outras coisas, por ídolos deste mundo e, sobretudo, pelo culto ao demônio”. E finaliza:
“É isso o que coloca em perigo a alma e a vida de todas as pessoas envolvidas com essas coisas”.
Veja mais sobre exorcismo: