Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A forma surpreendente de Santo Inácio de Antioquia imitar a Eucaristia

IGNATIUS OF ANTIOCH

PD

Philip Kosloski - publicado em 17/10/22

Santo Inácio de Antioquia rezou para ser algo muito especial no "pão puro de Cristo". Veja:

Santo Inácio de Antioquia é um dos mártires mais conhecidos da Igreja primitiva, especialmente pela sua famosa carta aos romanos antes do seu martírio.

Na sua carta, ele escreve sobre a morte usando linguagem eucarística, comparando o seu martírio com o sacrifício eucarístico.

Escrevo a todas as Igrejas e insisto junto a todas que morro de boa vontade por Deus, se vós não mo impedirdes. Suplico-vos, não vos transformeis em benevolência inoportuna para mim. Deixai-me ser comida para as feras, pelas quais me é possível encontrar Deus. Sou trigo de Deus e sou moído pelos dentes das feras, para encontrar-me como pão puro de Cristo. Implorai a Cristo em meu favor, para que por estes instrumentos me faça vítima de Deus.

A forte devoção de Santo Inácio a Jesus na Eucaristia pode ser encontrada também nos seus outros escritos, tais como a sua carta aos efésios.

Obedeçam ao bispo e ao presbitério com uma mente indivisa, partindo um e o mesmo pão, que é o remédio da imortalidade, e o antídoto contra a morte, mas vida em Jesus Cristo para sempre.

Para Santo Inácio, a Eucaristia foi a sua força nesta vida, e ele quis imitá-la na forma como morreu.

Tags:
EucaristiaHistória da IgrejaMorteSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia