Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 03 Fevereiro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Estátua hiper-realista de Jesus, inspirada no Santo Sudário, impacta fiéis na Espanha

Francisco Vêneto - publicado em 17/10/22

Detalhes chocam alguns, mas representam com alto grau de aproximação o que Jesus sofreu na Paixão

Uma estátua hiper-realista de Jesus, inspirada no Santo Sudário, está impactando fiéis e visitantes laicos na Espanha.

Desde a semana passada e até dezembro, a catedral da célebre cidade universitária de Salamanca expõe aos visitantes a primeira escultura hiper-realista do corpo de Jesus Cristo, elaborada com base nas informações científicas proporcionadas pelos estudos com o Santo Sudário de Turim.

A imagem de 75 quilos e 1,78 metro, feita em látex e silicone, representa as condições do corpo de Jesus após a sua Paixão e Morte: recoberto de chagas profundas pela tortura sofrida, de pés curvados e mãos atadas, com as costas elevadas, os ombros lacerados pelo peso da cruz, o nariz quebrado, o olho direito inchado, a parte posterior da cabeça dilacerada pela coroa de espinhos e com uma pequena trança que lhe prende o cabelo.

Devido ao alto grau de realismo proposto pelos autores, o corpo é representado totalmente nu e é possível ver nele os poros da pele, sardas e cílios. O cabelo utilizado também é humano.

A mostra inclui uma explicação das torturas infligidas a Jesus, como a flagelação e a própria crucifixão.

Impacto profundo

O impacto provocado por uma representação de tal natureza é, compreensivelmente, bastante intenso.

Dom José Luis Retama, bispo de Salamanca, foi um dos primeiros a verem a escultura no local da exposição: ele declara ter ficado “minutos em silêncio”, observando a imagem e meditando sobre o quanto Jesus sofreu.

Para ele, o hiper-realismo da obra, que pode chocar alguns, “será uma ajuda para ver o Mistério, uma reivindicação ao Mistério”.

Responsável pela exposição, Álvaro Blanco conta ter dedicado mais de 15 anos aos estudos do Santo Sudário e de outras pesquisas científicas sobre o corpo de Jesus Cristo e afirma que, diante do resultado final, sentiu-se “diante da imagem do corpo de Jesus de Nazaré”.

Clique no artigo logo abaixo e veja as imagens impactantes da escultura.

Tags:
ArteJesusPaixãoSudário
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!