Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 27 Janeiro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Por que os cardeais usam vermelho?

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
CARDINALS

Shutterstock | giulio napolitano

Reportagem local - publicado em 18/10/22

As cores têm profundos significados espirituais na Igreja Católica

As cores têm significados importante dentro da Igreja Católica. Elas identificam os tempos do calendário litúrgico (é por isso que o seu pároco usa cores diferentes durante o ano). Além disso, também sinalizam a hierarquia clerical. Os cardeais, por exemplo, usam vermelho em suas vestes.

Mas a escolha das cores na História da Igreja não foi aleatória. Ao contrário: cada uma traz uma verdadeira lição espiritual.

Para a Igreja, a cor vermelha lembra a caridade e o sangue derramado por Cristo. Liturgicamente, ela esta presente no Domingo de Ramos, nas celebrações da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, no Domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas e nas celebrações dos Santos Mártires.

Os cardeais usam vermelho nos trajes eclesiásticos. O manto escarlate, também chamado de manto cardinalício, é um dos elementos que os distingue dos bispos e padres, por exemplo.

No dia a dia, os cardeais também podem vestir batina preta com os detalhes em vermelho, além do solidéu e a cruz peitoral que igualmente possuem detalhes em vermelho.

O barrete vermelho que é entregue pelo Papa ao cardeal no dia do consistório configura-se um sinal da dignidade do cardinalato. O barrete lembra que o cardeal deve comprometer-se veementemente, até a efusão do sangue, pelo desenvolvimento da fé cristã, pela paz do povo de Deus e pela liberdade e difusão da Santa Igreja.

O peso da cor

De fato, o vermelho lembra aos cardeais o seu comprometimento e a sua disposição de testemunhar a fé até o martírio, se for necessário.

João Paulo II, em um consistório de 2001, referiu-se ao peso do fato de os cardeais usarem vermelho. Disse ele aos novos purpurados:

“A fim de responder adequadamente às novas tarefas, é necessário cultivar uma comunhão cada vez mais íntima com o Senhor. A própria cor púrpura de vossas vestes recorda-vos essa urgência. Essa cor não é o símbolo do amor apaixonado a Cristo? Nesse vermelho rutilante não está o fogo ardente do amor à Igreja que deve igualmente alimentar em vós a disponibilidade, se necessário, até o supremo testemunho do sangue?”

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
DoutrinaIgrejaReligiosos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!