Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Resenha de Imprensa: Celebração unificada do Natal para ortodoxos ucranianos

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
EPIPHANIUS

The Presidential Administration of Ukraine-(CC BY 4.0)

I. Media - publicado em 20/10/22

Seu resumo de notícias do dia. Confira:

Quinta-feira 20 de Outubro de 2022

  1. Rumo a uma celebração unificada do Natal para todos os ortodoxos ucranianos
  2. O grande segredo do jesuíta Peter Gumpel
  3. Criação de um departamento de arte cristã oriental no Louvre
  4. Anglicanos consideram o levantamento do sigilo da confissão
  5. Papa Francisco relata o seu encontro com a sobrevivente do Holocausto Edith Bruck

1Rumo a uma celebração unificada do Natal para todos os ortodoxos ucranianos

Na Ucrânia, católicos, protestantes e algumas paróquias ortodoxas celebram o Natal a 25 de Dezembro. A Igreja Ortodoxa Ucraniana celebrou até agora o Natal a 7 de Janeiro, mas esta data pode ser mudada devido à invasão russa. O Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa (independente) Autocéfala Ucraniana, considerado cismático pelo Patriarcado de Moscou, decidiu na terça-feira em Kiev que em caso de “circunstâncias pastorais” e se os fiéis assim o desejarem, a data do Natal pode ser antecipado “excepcionalmente”. O objetivo deste processo é saber se o pedido de mudança de calendário o mais cedo possível é desejado por uma maioria de fiéis.

As paróquias que celebram o nascimento de Jesus a 25 de Dezembro devem informar a liderança da Igreja sobre o número de fiéis que participam destes cultos de Natal. O chefe da Igreja, Metropolitan Epiphanius, já se tinha declarado a favor de uma alteração gradual do calendário neo-juliano no final de 2021, ou seja, a mudança da data do Natal para 25 de Dezembro. Ele previu que dentro de dez anos a maioria dos ucranianos celebrariam o Natal a 25 de Dezembro. Esta é, evidentemente, uma dissidência da Rússia e da Igreja Ortodoxa Russa, que celebram o nascimento de Cristo de acordo com o calendário juliano. Desde a reforma romana do calendário, em 1582, tem estado 13 dias atrasado em relação ao calendário gregoriano ocidental introduzido naquela altura.

Ao mudar para 25 de Dezembro, a Igreja Ortodoxa Ucraniana seguiria o Patriarcado Ecuménico de Constantinopla e as Igrejas Ortodoxas da Grécia, Roménia, Bulgária, Chipre, Alexandria e Antioquia. Durante mais de 100 anos, estes ortodoxos celebram o Natal no mesmo dia que os cristãos católicos e protestantes. As igrejas da Sérvia e da Geórgia, por outro lado, mantêm o 7 de Janeiro. Em 2020, uma pesquisa mostrou que 77% dos ucranianos, ortodoxos ou greco-católicos, celebraram o nascimento de Jesus a 7 de Janeiro. Em 2017, o Parlamento ucraniano fez do dia 25 de Dezembro um feriado legal, para além do Dia de Natal Ortodoxo.

Katholisch.de, alemão


2O grande segredo do jesuíta Peter Gumpel

A revista America Magazine dedica um artigo ao jesuíta alemão Kurt Peter Gumpel, que morreu na semana passada em Roma, pouco antes do seu 99º aniversário. Um estudioso que não procurou os holofotes, dedicou toda a sua carreira à Congregação para as Causas dos Santos, diz o artigo. O seu domínio da história, desenvolvimento e procedimentos de canonização foi reconhecido como inigualável. O Padre Gumpel guiou mais de 150 candidatos ao longo do processo de santidade. Mas no mundo exterior e na mídia, o nome do Padre Gumpel estará sempre ligado à sua vigorosa defesa de Pio XII.

O escritor Kenneth L. Woodward revela o seu segredo: o sobrenome de Peter, Gumpel, era um pseudónimo. Segundo as confidências recebidas, o seu verdadeiro sobrenome era Hohenzollern, a dinastia real de reis e príncipes, nobres e imperadores (1871-1918) que governou toda ou parte da Alemanha e Roménia a partir do século XI. A história conta que Kurt Peter Hohenzollern era filho único, e que a sua família esperava que ele se casasse e alargasse a sua linha real particular. Peter, no entanto, tinha o seu coração decidido a tornar-se jesuíta.

Pediu conselho ao Cardeal Eugenio Pacelli, na altura embaixador do Vaticano na Alemanha. “Siga o seu coração”, respondeu o Papa Pio XII, que em breve seria eleito. Segundo Kenneth L. Woodward, Peter Gumpel “não queria que a sua história pessoal fosse de modo algum um fardo público para a Companhia de Jesus ou para a causa de Pio XII. E finalmente, “a Igreja era a sua família, os Jesuítas os seus companheiros, os santos a sua única realeza”.

America Magazine, inglês


3E também na imprensa internacional…

Criação de um departamento de arte cristã oriental no Louvre

Graças a um decreto publicado a 4 de Outubro, o Louvre abrirá um “departamento das artes da Bizâncio e do Cristianismo no Oriente”. O museu previu ainda um modelo do século XVII do Santo Sepulcro.

Terre Sainte, francês

Anglicanos consideram o levantamento do sigilo da confissão

A Conferência Episcopal Anglicana está a considerar o levantamento do segredo da confissão quando se trata de abuso de crianças. Esta é a proposta que a Comissão Independente de Inquérito sobre o Abuso Sexual de Crianças faria à Igreja da Inglaterra.

Cath.chfrancês

Papa Francisco relata o seu encontro com a sobrevivente do Holocausto Edith Bruck

“Fiquei impressionado com a força desta mulher que encontrou na sua vida e no seu trabalho uma resposta a um dos abismos mais obscuros da história.”

La Repubblica, italiano

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
NatalResenha de ImprensaUcrânia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia