Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Resenha de Imprensa: Renovado acordo entre China e Vaticano

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
100-Nativity-Scenes-100-Presepi-Vatican-Antoine-Mekary-ALETEIA-AM_0495.jpg

Antoine Mekary | Aleteia

I. Media - publicado em 21/10/22

Seu resumo das notícias do dia. Confira:
  1. Acordo China-Vaticano renovado
  2. Papa deplora “tortura” e “mortes” na Ucrânia
  3. titulo 3

1Acordo China-Vaticano renovado

O jornal italiano Corriere della Sera relatou a 19 de Outubro de 2022 que a Santa Sé e a China renovaram o seu acordo pastoral sobre a nomeação de bispos por mais dois anos. Uma fonte do Vaticano consultada por I.MEDIA declarou que esta informação é “muito credível”.

Assinado pela primeira vez em 2018 e renovado por dois anos em 2020, o acordo histórico entre a China e a Santa Sé expirou em Outubro de 2022. Se apenas pastoral, o acordo representa uma importante aproximação entre os dois países, que não tinham tido relações diplomáticas desde 1949 e a proclamação da República Popular da China.

Embora os termos do acordo permaneçam secretos, permite ao Papa ter a última palavra na nomeação dos bispos na China. Até agora, apenas seis bispos foram nomeados em quatro anos.

O anúncio oficial da renovação do acordo está previsto para o final da semana, segundo o Corriere della Sera, um relatório considerado altamente provável por uma fonte do Vaticano consultada por I.MEDIA. O diário italiano informa que o acordo provisório vigora até 22 de Outubro de 2024.

Em Setembro, tanto o Papa Francisco como o Secretário de Estado Pietro Parolin – que é pessoalmente responsável pela diplomacia com a China – tinham anunciado o seu desejo de que o acordo fosse prorrogado em Outubro.

Uma fonte diplomática consultada por I.MEDIA expressou surpresa por o acordo ainda não ter sido oficialmente assinado, apesar de a delegação do Vaticano enviada a Pequim para negociar a sua renovação estar de volta a Roma há mais de 10 dias. A fonte interrogou-se se Roma não teria tentado acrescentar novos termos ao acordo.

Corriere della Sera, italiano


2Papa deplora “tortura” e “mortes” na Ucrânia

O Papa Francisco pediu novamente aos fiéis que rezassem pela “Ucrânia martirizada” durante a sua catequese de quarta-feira na Praça de São Pedro, a 19 de Outubro de 2022. Também teve um pensamento para as vítimas das enchentes na Nigéria.

Como tem feito regularmente desde a invasão russa da Ucrânia a 24 de Fevereiro, o pontífice convidou os cristãos a rezarem pela Ucrânia à margem da audiência geral.

“Rezemos pelas coisas más que ali estão a acontecer, as torturas, as mortes, a destruição”, disse o papa, marcando um tempo de silêncio.

No domingo, Francisco tinha encorajado os fiéis a juntarem-se a uma iniciativa de oração do rosário dirigida pela Ajuda à Igreja que Sofre para levar o “povo ucraniano martirizado” à intercessão da Virgem Maria.

Francisco também tinha um pensamento para a população da Nigéria, um país que enfrentava graves inundações.

“Estou a pensar nas chuvas violentas que açoitaram o vosso país nos últimos dias, causando inundações, a morte de muitas pessoas, muitos desaparecidos e grandes danos”, disse ele, convidando a oração por aqueles que perderam a vida e por todos aqueles que foram afetados por tal “calamidade devastadora”.

Ele esperava que estas pessoas pudessem contar com “a nossa solidariedade e o apoio da comunidade internacional”. De acordo com a AFP, 600 pessoas morreram desde Junho como resultado de inundações na Nigéria causadas por chuvas exponenciais. Cerca de 1,3 milhão de pessoas foram forçadas a deixar suas casas.

Vatican News, português


3E também na mídia internacional…

Sé nova de Coimbra está a celebrar 250 anos

A cidade de Coimbra vai estar em festa, nos dias 21 e 22 deste mês, com as comemorações dos 250 anos da Sé Nova.

Agência Ecclesia, português

JMJ 2023: esperança e alegria com os símbolos no Porto 

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) despediram-se da cidade do Porto numa Eucaristia na Catedral no domingo 9 de outubro, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Vatican News, português

Crianças rezaram pela paz, em iniciativa da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre

A Capelinha das Aparições, em Fátima, acolheu na tarde de terça-feira a iniciativa de oração pela paz promovida pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que uniu cerca de um milhão de crianças em todo o mundo.

Agência Ecclesia, português

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
DiálogoResenha de ImprensaVaticano
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia