Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 27 Janeiro |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Inglaterra: jogador de futebol é alvo de ofensas anticatólicas

Jogador James McClean foi alvo de ofensas anticatólicas

Michael Kranewitter, CC BY-SA 3.0 AT via Wikimedia Commons

Francisco Vêneto - publicado em 24/10/22

Filho de 7 anos perguntou à mãe por que a torcida gritava e cantava contra seu pai

O jogador de futebol James McClean, que é irlandês e joga na Inglaterra, foi alvo de ofensas anticatólicas neste último dia 15 de outubro, durante partida pela segunda divisão do campeonato inglês.

McClean, que é católico, joga atualmente no Wigan Athletic e, naquele sábado, enfrentava o Sunderland, pelo qual também já tinha jogado entre 2011 e 2013.

O reencontro com a antiga equipe não foi amistoso: McClean foi alvo de ofensas anticatólicas e insultos xenofóbicos dos torcedores adversários, que gritaram xingamentos contra ele, contra o Papa Francisco e contra a fé católica.

O jogador denunciou os cantos ofensivos em suas redes sociais e acusou a Associação Inglesa de Futebol (Football Association – FA) de não tomar atitude alguma para coibir esse tipo de agressão. McClean foi incisivo:

“Todos os anos eu os desafio sobre os abusos e todo ano eles não fazem nada”.

O atleta católico declarou ainda que seu filho de 7 anos acompanha todas as partidas e, no sábado em que ocorreu esta nova agressão, perguntou à mãe por que a torcida gritava e cantava contra o pai dele.

Erin, a esposa do jogador, também se manifestou publicamente, agradecendo pelas mensagens de apoio que a família tem recebido.

O Sunderland publicou a declaração costumeira e genérica na qual repete os chavões de sempre: que adota uma “política de tolerância zero contra todo tipo de discriminação” e que luta por um “ambiente inclusivo” e familiar no estádio de futebol.

Tags:
EsporteIdeologiaPerseguiçãoReligiãoViolência
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!