Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Líder cristão em Cuba denuncia que ditadura ameaça população para que não proteste

Cuba

YAMIL LAGE | AFP

Protestos de junho de 2021 em Cuba contra a ditadura: manifestações têm prosseguido desde então

Francisco Vêneto - publicado em 25/10/22

"O tom tem sido semelhante: ameaças e atos de advertência"

O líder cristão Eduardo Cardet, coordenador nacional do Movimento de Libertação Cristã (MCL), de Cuba, denunciou que a ditadura está ameaçando a população para que não insista em participar dos protestos que exigem liberdade na ilha.

Moradores do município de Velasco, na província de Holguín, por exemplo, sofreram ameaças de prisão caso continuem se manifestando.

Entre os ameaçados, segundo a denúncia de Eduardo publicada no site do MCL, está Yordan Mariño, que também é membro do movimento. A polícia cubana o intimou, em 18 de outubro, “para ameaçá-lo de prisão se participasse novamente de qualquer tipo de manifestação pública”.

O líder cristão em Cuba acrescentou que, no mesmo dia, “foram convocadas muitas pessoas da vila de Velasco por terem participado do protesto pacífico de 12 de outubro”. O coordenador cristão observou:

“O tom tem sido semelhante: ameaças e atos de advertência”.

De acordo com o relato de Eduardo, divulgado pela agência ACI Prensa, Yordan Mariño, ao receber a intimação (e a intimidação) da polícia, compareceu à delegacia, mas “se recusou a assinar um documento de advertência que, entre outras coisas, o incriminava por instigar os protestos”.

No sábado anterior, 15, o próprio Eduardo tinha sido detido pela polícia durante algumas horas e sofrido ameaças de prisão se voltasse a participar de protestos, considerados pelo regime ditatorial como “desordem pública”.

Manifestações exigindo liberdade e melhores condições de vida estão se intensificando em Cuba desde o final de setembro.

Tags:
ditaduraIdeologiaIgrejaPerseguição
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia