Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Mártir brasileira Benigna Cardoso da Silva agora é beata

BENIGNA CARDOSO

filhosamadosdoceu.com.br

Ricardo Sanches - publicado em 25/10/22

Jovem mártir se tornou símbolo da luta contra a violência à mulher

A mártir brasileira Benigna Cardoso da Silva tornou-se beata. A cerimônia de beatificação aconteceu no dia 24 de outubro de 2022 na cidade de Crato, CE. Cerca de 60 mil devotos acompanharam a celebração, que foi presidida por Dom Leonardo Steiner, cardeal e arcebispo de Manaus, AM.

No início da celebração, o cardeal Steiner fez a leitura da Carta Apostólica enviada pelo Papa Francisco:

“Nós, acolhendo o desejo do nosso irmão do Episcopado, Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo do Crato, e também dos demais irmãos no Episcopado e de muitos fiéis em Cristo, depois de termos ouvido o parecer do Dicastério para Causa dos Santos, com a nossa autoridade apostólica, ordenamos que a venerável Serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva, jovem leiga, mártir, que observando a palavra de Deus, conservou sua vida para defender a sua dignidade de mulher até a efusão do sangue, doravante seja chamada com o nome de beata”.

O processo de beatificação

O processo de beatificação de Benigna Cardoso teve início em 2013. Naquele ano, a Diocese do Crato recebeu o “Nihil Obstat”, ou seja, a autorização do Vaticano para avançar no processo.

Inicialmente, a cerimônia de beatificação estava prevista para 2020, mas teve que ser adiada por causa da pandemia da Covid-19.

A data escolhida para a celebração tem um significado importante: 24 de outubro, no estado do Ceará, é o Dia Estadual da Luta Contra o Feminicídio. E, de fato, esta causa tem Benigna Cardoso como símbolo. Esse também foi o dia do martírio da agora beata.

BENIGNA CARDOSO
Quadro oficial de Benigna Cardoso da Silva

Benigna Cardoso: símbolo da luta contra a violência à mulher

A mártir Benigna Cardoso se tornou símbolo da resistência contra o feminicídio e a violência sexual contra crianças e adolescentes por causa do seu martírio.

Reconhecida como “heroína da castidade”, a menina de Santana do Cariri, no Ceará, foi morta em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos de idade, depois de ser abordada por Raul Alves a poucos metros da casa onde morava. O rapaz a golpeou com um facão porque ela se recusou firmemente a ter relações sexuais com ele. Benigna entregou a própria vida para defender sua pureza.

Na época, o Pe. Cristiano Coelho Rodrigues, mentor espiritual de Benigna, escreveu uma nota ao lado do registro de batismo da menina:

“Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

A devoção à jovem mártir cresceu ao longo dos anos. A Romaria da Menina Benigna, que acontece desde 2004 entre os dias 15 e 24 de outubro, passou a fazer parte do calendário oficial do Estado do Ceará.

Oração à Benigna Cardoso

“Ó Deus Trindade,
nós vos adoramos,
louvamos e bendizemos!

Nós vos agradecemos pela vida
e o  testemunho de Benigna,
que preferiu morrer para não cometer pecado,
oferecendo-vos sua vida em plena adolescência,
defendendo sua pureza e sua virgindade.

Pedimos-vos, humildemente,
se for do vosso agrado, alcançarmos a graça de ver
essa vossa serva beatificada
e elevada à honra dos altares.

Que os nossos adolescentes e jovens
sejam imitadores de suas heroicas virtudes,
fortes na fé e na esperança,
a exemplo de Benigna.

Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja,
rainha dos mártires e das virgens,
intercedei por nós, como nossa advogada
junto a Deus Trindade,
para que vossa filha Benigna
possa merecer o reconhecimento de santidade.

Amém.”

(Com aprovação eclesiástica)

Tags:
BeatificacaoBrasilMártiresMulherSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia