Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Brasileiros recém-casados falam da emoção ao receber a bênção do Papa no Vaticano

Casal de brasileiros recebe bencao do Papa

Cortesia de Ozana Santos

Ozana Santos e Bruno Bertelli realizam o sonho de receber a bênção do Papa Francisco

Ricardo Sanches - publicado em 01/11/22

"Foi um divisor de águas na nossa vida cristã", afirma a recém-casada

As boas lembranças da cerimônia religiosa do casamento não saem da cabeça da assistente judiciário Ozana Santos, de 36 anos, e do professor Bruno Bertelli, 37. Mas outro fato também marcou muito o início da vida matrimonial do casal: Ozana e Bruno receberam a bênção do Papa Francisco durante uma Audiência Geral do pontífice no Vaticano.

“Até hoje a gente não acredita. Parece que foi um sonho…Foi um momento tão abençoado a gente ter ficado ali tão próximo dele, ter acompanhado tão de perto aquilo que a gente vê na TV e confirmar que ele é aquilo, aquela simpatia, que transmite luz e faz com que até a nossa fé aumente”, afirmou Ozana.

Conhecer o Papa: um sonho antigo

Ozana é de família católica e foi coroinha por muito tempo. O pai dela, inclusive, é diácono. Ela conta que, antes mesmo de começar a namorar o seu atual marido, já sonhava em receber a bênção especial que o Papa Francisco oferece aos recém-casados.

Após marcar a data de casamento, Ozana não pensou duas vezes: marcou a viagem de lua de mel para a Itália e, com muita antecedência, fez o requerimento para receber a bênção do Papa através dos canais oficiais do Vaticano.

A viagem foi feita com certa insegurança, já que ela não recebeu nenhuma confirmação oficial da Santa Sé sobre a tão sonhada bênção. Entretanto, na véspera da Audiência Geral de 28 de setembro de 2022, o casal compareceu na secretaria da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e os ingressos deles para o encontro com o Papa estavam lá!

Para receber a bênção do Papa, os casais precisam estar trajados como no dia do casamento (mulher com vestido de noiva e homem com terno). E assim fizeram os brasileiros. No dia da Audiência Geral, eles chegaram cedo à Praça de São Pedro e ficaram entre os primeiros da área reservada aos recém casados.

“Foi uma emoção muito grande quando o Papa chegou de papamóvel, passou por nós e brincou com os recém-casados. Mesmo com todas as dificuldades, ele foi sempre muito simpático. Em todos os momentos ele estava rindo… “, conta Ozana.

Frente a frente com o Papa

Ozana faz questão de descrever aquele momento único com o Papa:

“Quando foi formando a fila dos recém-casados para falar com ele, já bateu aquele nervoso. Eu tinha programado muitas coisas para falar com ele, mas na hora eu travei. Meu marido também travou. Ele tinha levado uma camisa oficial do time do Santos para dar de presente ao Papa, mas ele só conseguiu falar que era o time do Pelé. Aí o Papa já abriu aquele sorrisão e falou ‘Deus abençoe’ (em português), porque nós falamos que éramos brasileiros. Foi um momento muito rápido, porém muito intenso”.

A assistente judiciário também revela que o encontro com o Papa foi um divisor de águas na vida cristã do casal: “Meu marido era católico, mas não muito praticante. E ele ficou muito emocionado e muito feliz com o encontro com o Papa. Eu sei que Deus tocou a gente de uma forma diferente naquele momento”.

Agora, o casal quer eternizar o momento e planeja fazer um memorial com as fotos e os trajes que eles usaram durante a bênção do Papa no Vaticano.

Casal brasileiro recebe bênção do Papa
O professor e recém-casado levou uma camisa do Santos Futebol Clube de presente para o Papa

Como os recém-casados podem receber a bênção do Papa

Uma reportagem do Vatican News, o site oficial do Vaticano, explica como os recém-casados podem requerer a bênção do Papa Francisco:

“Já é tradição o Papa Francisco conceder uma bênção especial a todos os recém-casados presentes nas Audiências Gerais das quartas-feiras. Basta entrar no site da Prefeitura da Casa Pontifícia para fazer o pedido e encaminhar os documentos necessários, como a cópia da certidão de casamento, e com a data da Audiência Geral em que o casal se fará presente.”

Tags:
CasamentoPapa FranciscoRelacionamentoTestemunho
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia