Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Cuba: falta de farinha impede freiras de fazer hóstias

Hóstias

Creative Commons

HÓSTIAS - Também chamadas de partículas, são feitas de trigo puro, sem fermento, e, uma vez consagradas, se transubstanciam no Corpo de Cristo. A hóstia grande é consumida pelo padre celebrante; as pequenas, pelos fiéis.

J-P Mauro - publicado em 08/11/22

Ilha enfrenta há dois anos uma escassez crítica de bens de primeira necessidade, como alimentos, combustível e medicamentos

A Igreja Católica em Cuba ficou sem farinha e não consegue mais produzir hóstias para a comunhão. Isto significa que as igrejas do país não poderão celebrar a Santa Missa e os fiéis não poderão fazer adoração ao Santíssimo Sacramento.

O desalentador anúncio foi feito pela Ordem das Carmelitas Descalças de Havana, que produzem hóstias eucarísticas e as fornecem para todas as dioceses cubanas. Por meio do Facebook, elas informaram que não poderão manter o fornecimento às igrejas enquanto durar a falta de farinha.

As Carmelitas acrescentaram que já estavam trabalhando com suas próprias reservas de farinha, que também se esgotaram. A comunidade escreveu:

“Confiamos no Senhor e esperamos poder retomar o trabalho em breve. Informaremos assim que tivermos o suficiente para voltar a distribuir as hóstias a todas as dioceses”.

Escassez

Segundo informações do Cuba Detail Zero, a nação insular vem sofrendo há dois anos com a escassez aguda de vários bens de primeira necessidade. Alimentos como leite, carne, trigo e farinha estão fora das mesas. O fornecimento de combustível e de medicamentos também está restrito.

Vários fatores levaram à crise atual de Cuba, com destaque para a pandemia e a guerra na Ucrânia. Estes eventos mundiais fizeram o preço por tonelada de trigo disparar.

Em resposta à escassez de farinha em Cuba, algumas empresas panificadoras criaram outros produtos para continuar no mercado, como sucos de frutas e purê de tomate. Enquanto isso, as autoridades tentam promover substitutos para o pão de trigo, como o pão de farinha de mandioca.

A fabricação de hóstias para a comunhão, porém, requer trigo.

Tags:
criseEconomiaEucaristiaPolítica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia