Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Legados da pandemia: os funerais virtuais

jak się zachować na pogrzebie

Philippe Lissac / Godong

Cerith Gardiner - publicado em 11/11/22

Claro que esse tipo de homenagem aos falecidos não é o ideal, mas pode funcionar em alguns casos

É difícil acreditar em quanto estrago a pandemia de Covid-19 causou em todo o mundo em apenas alguns anos. No entanto, uma das coisas que realmente se destaca deste período é a rapidez com que a sociedade e as instituições se adaptaram às restrições impostas para lidar com a situação de emergência. Agora, com essas restrições relaxadas na maior parte do mundo, muitos podem se beneficiar com o legado de algumas dessas mudanças, como, por exemplo, os funerais virtuais.

Recentemente, um tio que mora na Irlanda faleceu. Ele era um membro popular de sua comunidade e tinha muitos amigos, além de fazer parte de uma família numerosa. Infelizmente, por morar na França e ter obrigações familiares aqui, não pude comparecer ao funeral. Mas a família compartilhou um link do RIP.ie para que eu pudesse assistir à celebração pela internet.

Embora o RIP.ie tenha sido lançado em 2005, a pandemia viu um aumento no número de pessoas deixando condolências digitais quando as realizações de funeral eram estritamente limitadas. O site também se tornou popular para as pessoas se conectarem e assistirem ao funeral de um ente querido quando não podiam comparecer – e isso continua até hoje.

Real X Virtual

Assim, não só pude assistir à celebração do funeral do meu tio, como também pude ver outros membros da família que estavam presentes. Embora não seja uma solução ideal, certamente me fez sentir que poderia participar de sua despedida de forma modesta. 

Para meus pais idosos, este serviço também provou ser uma dádiva de Deus. Mais uma vez, vivendo em um país diferente, eles não puderam comparecer a muitos funerais de amigos com quem cresceram. No entanto, eles entraram no site e participaram remotamente.

Claro, não há nada melhor do que poder assistir a um funeral pessoalmente, mas há muitas pessoas idosas, enfermas ou talvez sem recursos financeiros para viajar milhares de quilômetros para assistir a funerais de entes queridos. Para essas pessoas, o recurso do funeral virtual pode funcionar bem.

Enfim, este site, semelhante a outros em todo o mundo, revelou o quanto as pessoas precisam prestar suas homenagens e que privilégio é poder participar de serviços funerários, mesmo à distância.

Tags:
CovidFamíliaMortetecnologia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia