Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Uma lição do Evangelho para quem se preocupa demais com as coisas

Anxiety

Shutterstock I Josep Suria

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 17/11/22

Aqueles que constroem suas vidas sobre o medo não podem desfrutar de nada e colhem apenas o vazio

“Ouviam-no falar. E, como estava perto de Jerusalém, alguns se persuadiam de que o Reino de Deus se havia de manifestar brevemente…”

Lc 19,11

Estes versículos introdutórios encontrados no início do Evangelho de São Lucas captam uma atitude pessoal e comunitária que ainda emerge de tempos em tempos na vida de hoje: fazer muitas perguntas sobre o fim do mundo, mas perdendo de vista o presente mais imediato. E é precisamente por isso que Jesus conta a parábola dos talentos. 

Toda a narrativa gira em torno da ausência de um homem de linhagem nobre que partiu para um país distante e ninguém sabe quando voltará. Nesse ínterim, ele confiou moedas de ouro (talentos) a seus servos. E o interessante é o relacionamento que eles constroem a partir desse ato de confiança.

Todos eles investem o dinheiro, exceto um. Ele está preocupado com a volta do mestre e com seu possível julgamento severo. Diz ele:

“Senhor, aqui tens teu dinheiro, que guardei embrulhado num lenço; pois tive medo de ti, por seres homem rigoroso, que tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste.”

Lc 19, 20-21

Aqueles que constroem suas vidas sobre o medo não podem desfrutar de nada e colhem apenas o vazio. Não adianta se preocupar com situações hipotéticas que nos fazem fugir do presente e da realidade. 

Precisamos nos perguntar como podemos fazer bom uso do tempo e das coisas que o Senhor nos deu hoje. Caso contrário, teremos o mesmo destino daquele servo que, pretendendo proteger o que tinha, na verdade perdeu tudo.

A vida só vale a pena se estivermos dispostos a correr riscos por algo grande. A mediocridade é banida do reino.

Tags:
BíbliaevangelhoMedo
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia