Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Bispo sequestrado pelo regime da Nicarágua fez aniversário neste domingo

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Dom Rolando Alvarez, bispo detido pela ditadura da Nicarágua

Diócesis Media

Pablo Cesio - publicado em 28/11/22

Dom Rolando Álvarez, em prisão domiciliar há mais de 3 meses, fez 56 anos no primeiro domingo do Advento

O bispo da diocese de Matagalpa, Nicarágua, dom Rolando Álvarez, completou 56 anos de idade neste primeiro domingo do Advento. Perseguido pelo regime de Daniel Ortega, o prelado está em prisão domiciliar há mais de 3 meses, embora o regime defina a sua detenção ilegal como “proteção domiciliar”.

Neste 27 de novembro, os fiéis da diocese participaram de uma Missa de ação de graças na catedral de San Pedro e cantaram a tradicional canção “Las mañanitas”, típica de muitos países latinos em homenagem a aniversariantes.

Em 19 de agosto, a polícia leal ao regime de Daniel Ortega invadiu a cúria episcopal, onde o bispo tinha estado sob cerco durante mais de 15 dias, e prendeu dom Rolando junto com outros padres e leigos. Todos permanecem arbitrariamente detidos até hoje – a maioria em um presídio da capital, Manágua, conhecido como centro de torturas.

Flores na cadeira episcopal

NICARAGUA
Retrato de dom Rolando posicionado na cadeira episcopal, com decoração floral

Uma das imagens que mais chamaram a atenção na celebração deste 27 de novembro foi a de um retrato de dom Rolando posicionado na cadeira episcopal, junto com uma decoração floral.

Em meio a fortes aplausos, o padre que presidiu a Eucaristia declarou:

“Nossa admiração, carinho, nosso amor ao nosso bispo dom Rolando. Parabéns para ele, lá onde ele está”.

Dom Silvio José Báez exige libertação

O bispo auxiliar de Manágua, dom Silvio José Báez, também se pronunciou neste 27 de novembro sobre a situação de dom Rolando. Exilado em Miami, ele afirmou:

“Hoje recordo com especial carinho dom Rolando Álvarez no seu aniversário. Desde agosto, ele está detido injustamente pela ditadura de Daniel Ortega e Rosario Murillo e não nos cansaremos de lembrar seu nome, rezando por ele e pela sua integridade física e exigindo a sua pronta libertação, porque [a sua prisão] é um ato de injustiça que clama ao céu. Sei o que um bispo sofre longe do seu povo e dom Rolando certamente está sofrendo”.

Perseguição e prisão de padres

O clima de máxima tensão contra a Igreja Católica se intensificou na Nicarágua desde junho. Ortega chegou a descrever a Igreja como uma “ditadura perfeita”, deturpando fatos publicamente para dar a entender que o perseguido seria ele.

Em meio à escalada de violências contra clérigos e fiéis, a incerteza em relação a dom Rolando continua e se estende aos padres e leigos que o acompanhavam na casa episcopal. Eles respondem por “conspiração” e “propagação de fake news” – um expediente que, pela sua subjetividade e amplas possibilidades de interpretação, tem se mostrado útil em muitos países como desculpa para censuras e arbitrariedades.

A lista de membros da Igreja que foram presos na Nicáragua, porém, é maior: foram ao menos 11 em menos de seis meses, como registra o jornal Confidencial, sem contar os que foram expulsos do país ou têm sofrido restrições severas em seu trabalho pastoral.

Entre os casos de maior repercussão internacional estão a expulsão do núncio apostólico, dom Waldemar Sommertag, em março, e das Missionárias da Caridade, em julho. Recentemente, a ditadura proibiu tradicionais procissões religiosas populares como a da Virgem de Fátima, a de São Miguel Arcanjo e a de São Jerônimo, entre outras.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
BisposditaduraIdeologiaPerseguiçãoPolítica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia