Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Direto do Vaticano: Tristeza do Papa com a morte do Cardeal Baawobr

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
CARDEAL RICHARD KUUIA BAAWOBR, BISPO EM GANA

ST. JOHN OF GOD SOCIETY - GHANA | Facebook

Cardeal Richard Baawobr, de Gana

I. Media - publicado em 30/11/22

Seu Boletim Direto do Vaticano de 30 de novembro de 2022
  1. Papa Francisco expressa sua tristeza com a morte do Cardeal Baawobr
  2. Cardeal Hollerich lembra ao Papa o risco de “politização” do Sínodo

1Papa Francisco expressa sua tristeza com a morte do Cardeal Baawobr

Por Hugues Lefèvre – Em 29 de novembro, o Papa Francisco apresentou suas “sinceras condolências” aos parentes do cardeal ganense Richard Baawobr, que falecera dois dias antes. O antigo Padre Branco de 63 anos acabava de ser elevado ao cardinalato durante o consistório de 27 de agosto.

“Ofereço minhas sinceras condolências a sua família e aos Missionários da África, bem como ao clero, religiosos e leigos da diocese de Wa”, disse o pontífice argentino em um telegrama divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Papa recorda com gratidão o fiel testemunho do cardeal africano ao Evangelho, uma testemunha “marcada por seu generoso serviço à Igreja em Gana”. “Eu me junto de bom grado aos fiéis para que o Pai misericordioso possa conceder a este sábio e bom pastor a recompensa de seu trabalho e recebê-lo na luz e na paz do Céu”, disse o Papa Francisco.

O ganense Richard Kuuia Baawobr, que sofreu um ataque cardíaco em agosto passado, enquanto estava em Roma para o consistório onde seria introduzido no Colégio Sagrado, morreu no dia 27 de novembro na Casa Geral dos Padres Brancos, onde estava em convalescença após uma cirurgia cardíaca e uma longa hospitalização.

O bispo de Wa foi eleito no verão passado para dirigir o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar, tornando-se uma das figuras centrais da Igreja Católica na África. Em 2010, ele foi o primeiro africano a ser eleito superior geral dos Missionários da África, cargo que ocupou até 2016.

Sua morte leva o número de eleitores cardeais a 126, dos quais 81 foram criados pelo Papa Francisco. O número de eleitores africanos é agora de 15, ou pouco menos de 12% do colégio que elegerá o sucessor de Francisco.


2Cardeal Hollerich lembra ao Papa o risco de “politização” do Sínodo

Por Anna Kurian – Como a fase continental do Sínodo sobre o futuro da Igreja continua, o Cardeal Jean-Claude Hollerich alertou contra a tentação de “viver e pensar a Igreja com a lógica da política”. Durante uma audiência dos presidentes e coordenadores das assembléias continentais com o Papa Francisco, em 28 de novembro, o relator geral rejeitou qualquer tentativa de “instrumentalizar” este processo.

“Algumas pessoas têm uma agenda para reformar a Igreja; sabem muito bem o que precisa ser feito e querem usar o sínodo para este fim: esta é a instrumentalização do sínodo. Isto é politização”, denunciou sem rodeios o cardeal luxemburguês em seu discurso tornado público no dia 29 de novembro, no final da reunião de dois dias. Os coordenadores estiveram em Roma para preparar as assembléias continentais, a segunda etapa do processo que deverá durar de 2021 a 2024.

O Cardeal Hollerich também criticou os “retrógrados” que querem “retardar o processo sinodal” porque “não entendem que uma verdadeira tradição católica está evoluindo”. Ele então desejou “um verdadeiro discernimento” para “reparar nossa Igreja”.

“Não devemos ter medo das tensões, que também podem ser saudáveis”, disse o Cardeal Mario Grech, secretário geral do Sínodo, no final da reunião. Ele pediu para escutar “mesmo aqueles que estão fora dos limites formais da Igreja, porque às vezes a Igreja está presente onde não esperávamos encontrá-la”. O Cardeal Grech pediu que as diferentes Igrejas não estivessem “isoladas em sua jornada”.

Durante a reunião, os participantes – incluindo o Cardeal Béchara Raï (Maronita), o Cardeal Charles Bo (Birmânia), o Patriarca Younan (siríac-católico) e o Bispo Raymond Poisson (Canadá) – apresentaram o processo em andamento em seus continentes ou regiões. O encontro europeu está programado para acontecer na República Tcheca de 5 a 12 de fevereiro de 2023, o encontro africano na Etiópia de 1 a 7 de março e o encontro do Oriente Médio de 12 a 18 de fevereiro. A Secretaria Geral do Sínodo publicou um Documento de Trabalho para esta etapa em 27 de outubro.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
CardeaisDireto do VaticanoMorteVaticano
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia