Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Monsenhor Jonas Abib: uma vida inteira dedicada à evangelização

Monsenhor Jonas Abib

Instagram / padrejonasabib

Ricardo Sanches - publicado em 13/12/22

Sacerdote, cantor, escritor, pregador: a trajetória de um grande evangelizador

O Monsenhor Jonas Abib partiu para a Casa do Pai no dia 12 de dezembro de 2022, deixando um legado imenso para os católicos de vários países.

Padre Jonas, de fato, foi um grande evangelizador. Tinha 85 anos de idade e dedicou sua vida a conduzir almas aos pés do Senhor. Influenciou milhões de jovens e adultos a serem fiéis às promessas de Cristo.

Em um artigo publicado aqui na Aleteia, ele narrou como foi a sua primeira palestra destinada aos jovens, em 1977. Foi quando, como ele mesmo afirma, despertou para a grande missão que tinha, “para que fosse homem de Deus, pregador, o pai de uma geração.”

Com humildade, reconheceu a importância de duas pessoas que estavam naquela palestra e que foram fundamentais na sua trajetória. “Jesus caprichou comigo!”, disse o monsenhor, referindo-se a Luzia Santiago, que se tornou sua educadora, e Wellington Jardim “Eto”, que trabalhou na construção da primeira sede de encontros em Queluz (SP). Ambos foram os grandes apoiadores de Padre Jonas em sua missão.

Uma vida dedicada à evangelização

Monsenhor Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica em 1971 e foi um dos grandes precursores do movimento no Brasil.

Motivado pelo forte trabalho com a juventude, em 1978, fundou a Canção Nova, a primeira comunidade católica leiga do Brasil. A comunidade tem a missão de evangelizar por meio de encontros e dos veículos de comunicação. Dois anos depois, inaugurou a Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) e em 1989, a TV Canção Nova.

Canção Nova, a primeira comunidade católica leiga do Brasil. A comunidade tem a missão de evangelizar por meio de encontros presenciais e meios de comunicação social. Dois anos depois, inaugurou a Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) e em 1989, a TV Canção Nova.

“Queremos levar ao mundo uma canção nova, cantada por pessoas renovadas no Espírito Santo”, afirmou certa vez o Padre Jonas, ao se referir à comunidade.

Padre Jonas Abib se tornou um dos evangelizadores mais conhecidos e respeitados América Latina e, por que não, do mundo. Soube como ninguém utilizar a força benéfica dos meios de comunicação para espalhar a Palavra de Deus. Da mesma forma, tornou-se referência na realização de grandes encontros de evangelização.

A comunidade Canção Nova obteve o reconhecimento pontifício em 2008 e é considerada pela Santa Sé uma “Associação Internacional de Direito Pontifício”, o que significa que está a serviço da Igreja no mundo todo.

Música e literatura para evangelizar

O fundador da Canção Nova também se utilizou da música e da literatura para evangelizar. Gravou mais de 10 discos. Em 2007, lançou seu primeiro DVD (“Como é linda a nossa família”). Foi uma superprodução para comemorar os 30 anos da Canção Nova.

Ele ainda publicou vários livros dentro da temática católica. Ente os mais conhecidos estão: “A Bíblia no meu dia a dia” e “Curados para amar”.

Um legado que certamente fez a diferença na vida de muitos católicos. Obrigado por tanto, Monsenhor Jonas Abib. Descanse em paz!

P.S.: Leia abaixo alguns dos brilhantes artigos do Monsenhor Jonas publicados pela Aleteia.

Tags:
BrasilevangelizacaoPadresReligiosos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia