Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Os primeiros cristãos já eram contra o aborto?

A Igreja mantém a posição dos primeiros cristãos contra o aborto e em defesa da vida

Rodrigo Paraguai | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 22/12/22

Sim, a Igreja primitiva se opôs ao aborto após a ascensão de Jesus Cristo ao céu

O aborto pode às vezes parecer um tópico moderno de debate, mas é assunto há milhares de anos. De fato, a Igreja primitiva já se opunha abertamente ao aborto, considerando-o como o assassinato de outra pessoa humana.

São João Paulo II nos oferece um breve resumo da visão histórica da Igreja a este respeito na sua encíclica Evangelium Vitae.

“Desde que entrou em contato com o mundo greco-romano, no qual era difundida a prática do aborto e do infanticídio, a primeira comunidade cristã opôs-se radicalmente, com sua doutrina e práxis, aos costumes difundidos naquela sociedade, como bem demonstra a já citada Didaché.

Entre os escritores eclesiásticos do âmbito grego, Atenágoras lembra que os cristãos consideram as mulheres que recorrem a medicamentos abortivos como assassinas, porque as crianças, mesmo quando no ventre da mãe, já são ‘objeto, portanto, da providência de Deus’.

Entre os latinos, Tertuliano afirma: ‘É um homicídio antecipado impedir o nascimento; pouco importa se a vida é suprimida após o nascimento ou antes. Já é uma pessoa em desenvolvimento'”.

A Didaché é um dos registros mais antigos da posição dos primeiros cristãos contra o aborto, datado de cerca de 70 DC.

“O segundo mandamento do ensinamento: Não mates, não adulteres, não corrompas menores, não forniques, não roubes, não pratiques magia ou feitiçaria, não mates teu filho por aborto nem tires a vida de um recém-nascido” (Didaché 2, 2).

Hoje como ontem, a Igreja diz “sim” à vida

Trascorridos quase dois mil anos, a Igreja Católica mantém a mesma posição dos primeiros cristãos contra o aborto – e o Papa Francisco é, naturalmente, um dos mais explícitos e firmes opositores ao aborto na atualidade.

Embora a Igreja sempre tenha se oposto ao aborto, ao longo dos séculos a sua doutrina também enfatizou o respeito à dignidade de cada pessoa humana, cuidando tanto da mãe quanto do filho.

A Igreja ensina que as mulheres não devem enfrentar sozinhas uma gravidez não planejada, mas sim contar com uma rede de pessoas que deem apoio tanto a elas quanto aos seus filhos.

Tags:
AbortoDoutrinaIgrejaVida
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia