Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Resenha de Imprensa: O estranho mundo das criptomoedas católicas

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
CryptoCurrency-shutterstock_2002007354.jpg

Shutterstock I Chinnapong

I. Media - publicado em 22/12/22

O seu resumo das principais notícias do dia. Uma seleção de artigos escritos pela imprensa internacional sobre a Igreja e as principais questões que preocupam os católicos em todo o mundo. As opiniões e pontos de vista expressos nestes artigos não são dos editores da Aleteia

Quinta-feira, 22 de dezembro

  1. O estranho mundo das criptomoedas católicas
  2. A Santa Sé busca o caminho para a paz
  3. O grito do núncio na Ucrânia
  4. Cardeal Parolin na corte, o que esperar?
  5. Ortega “nunca teve respeito pelos bispos”

1O estranho mundo das criptomoedas católicas

A Igreja Católica e a tecnologia cripto… esse foi o tema da primeira “Conferência Católica Crypto” realizada recentemente na Pensilvânia (EUA), que contou com a presença de cerca de 200 pessoas. O que há no mundo não regulamentado e de alto risco das moedas criptográficas que atrairia especificamente os católicos, pergunta a revista jesuíta America. Explica a tecnologia subjacente que alimenta as criptomoedas: um grupo de partes interessadas cria uma lista pública de informações com as quais todos concordam, em vez de deixar uma instituição como um banco ou uma agência governamental fazê-lo por eles.

Pode ser uma lista de transações financeiras, contratos legais ou propriedade de arte, mas o processo é o mesmo. A criptografia eletrônica permite às pessoas manter esta lista de informações seguras e intocáveis por poderes centralizados. A história das criptomoedas é uma história de desconfiança financeira: ela nasceu em 2008 durante um período de baixa confiança recorde nos bancos nos EUA. Para alguns investidores e especuladores, e aparentemente para alguns católicos, a oportunidade tem um apelo enorme.

A tecnologia criptográfica pode atrair muitas pessoas que estão mais preocupadas com os abusos destas instituições. Eles frequentemente têm opiniões politicamente conservadoras – incluindo a liberdade religiosa – uma profunda desconfiança das grandes instituições e um amplo entusiasmo pelo livre mercado. Ao longo de dois dias, os palestrantes apresentaram argumentos para a negociação de bitcoin, informações sobre avanços tecnológicos e alertas. “Somos cripto-discernidores”, qualificou um dos organizadores. Embora alguns participantes tenham mostrado suas convicções comprometidas com a tecnologia criptográfica, acharam a promessa de descentralização das moedas criptográficas muito atraente diante de governos e corporações que eles acreditam que conspirariam para silenciá-las.

America, inglês


2A Santa Sé busca o caminho para a paz

Pensar na paz quando ela parece ser um horizonte impossível. Esta é a missão da diplomacia da Santa Sé. Como o jornal espanhol Settimana News nos lembra, “ao longo de sua história, mesmo a mais controversa, a dos Estados Papais, por exemplo, a Igreja tem tido uma alta vocação política – pela paz, justiça e liberdade”. Neste artigo, o jornalista olha para o importante discurso do Secretário de Estado da Santa Sé, o Cardeal Parolin, na conferência Europa e Guerra. Do espírito de Helsinque às perspectivas de paz, realizadas na Embaixada da Itália junto à Santa Sé na semana passada. No espírito do Papa e de sua encíclica Fratelli tutti, o cardeal italiano apelou para o uso de “todos os instrumentos diplomáticos” e até mesmo “aqueles até então não utilizados” para alcançar um cessar-fogo e uma paz justa.

“Só podemos nos perguntar se realmente estamos fazendo tudo, tudo o que é possível, para pôr um fim a esta tragédia”, perguntou o “Primeiro-Ministro” do Papa. As negociações e a aplicação do direito internacional são duas ferramentas que a Santa Sé apresenta constantemente. Para pôr um fim à tempestade de guerra, o Cardeal Parolin evocou a organização de outra conferência em Helsinque. No auge da Guerra Fria, ela havia, contra todas as probabilidades, colocado um fim à corrida pela destruição nuclear mútua.

Settimana News, Espanhol


3E também na imprensa internacional…

O grito do núncio na Ucrânia

“Não sabemos como vamos sobreviver ao Natal”. É assim que o Núncio Apostólico na Ucrânia, Arcebispo Visvaldas Kulbokas, adverte sobre o sofrimento do povo ucraniano em uma mensagem enviada à Ajuda à Igreja que Sofre.

Ecclesia, Português

Cardeal Parolin na corte, o que esperar?

Um artigo no website americano The Pillar informa que o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin deverá testemunhar no próximo mês no julgamento em andamento do caso do edifício londrino. A audiência poderia ser decisiva, pois ele é chefe da Secretaria de Estado desde 2013, uma estrutura que tem mostrado falhas implausíveis e amadorismo neste caso.

The Pillar, inglês

Ortega “nunca teve respeito pelos bispos”

Este é um novo ataque do presidente nicaraguense à Igreja Católica. “Nunca tive nenhum respeito pelos bispos”, disse ele em 19 de dezembro durante uma cerimônia junto a policiais.

CNA, inglês

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
EconomiaGuerraResenha de ImprensaVaticano
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia