Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Direto do Vaticano: Mater Ecclesiae, a última casa de Bento XVI

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Monastery-Mater-Ecclesiae-Mother-of-the-Church-inside-Vatican-City-surrounded-by-Vatican-Gardens-shutterstock

nomadFra via Shutterstock

I. Media - publicado em 30/12/22

Seu Boletim Direto do Vaticano de 30 de dezembro de 2022
  1. Mater Ecclesiae, a última casa de Bento XVI
  2. Cardeal Maradiaga, 80 anos, perde seus direitos como cardeal eleitor

1Mater Ecclesiae, a última casa de Bento XVI

Por Camille Dalmas: Embora sua saúde tenha piorado nas últimas horas, Bento XVI não foi transferido para um dos muitos hospitais da Igreja Católica em Roma – por exemplo a Policlínica Gemelli – mas permanece no mosteiro Mater Ecclesiae, sua residência desde 2013. Descubra a história deste pouco conhecido edifício do Vaticano, onde o pontífice emérito viveu mais tempo – quase dez anos no presente – do que no Palácio Apostólico, quando foi papa.

Onde está localizado o Mosteiro Mater Ecclesiae?

O Mosteiro Mater Ecclesiae – latim para “Mãe da Igreja” – é um edifício localizado quase no topo da colina do Vaticano, no coração dos jardins do pequeno Estado. Inacessível a menos que convidado, cercado por sebes altas e guardado por gendarmes, fica alguns metros abaixo da torre da Rádio Vaticano e logo acima da Casina Pio IV, sede das Pontifícias Academias de Ciências e Ciências Sociais.

Ao sul da residência, os jardineiros trabalham na horta do Vaticano, enquanto ao norte está a rochosa Fonte da Águia do século XVII. O mosteiro fica a apenas 350 metros da Residência de Santa Marta, onde vive o Papa Francisco.

Qual é a origem do mosteiro?

O mosteiro Mater Ecclesiae foi construído entre 1992 e 1994 a pedido de João Paulo II, utilizando um antigo escritório da Gendarmaria do Vaticano, a fim de acomodar pequenas comunidades de monjas de clausura. O polonês queria que elas pudessem rezar do Vaticano pelo Papa e sua missão. De 1994 a 1999 foi ocupada por Clarissas; de 1999 a 2004 por Carmelitas Descalças; de 2004 a 2009 por dez monjas beneditinas; de 2009 até o final de 2012 por Visitandinas.

Por que é a casa do Papa Emérito?

No final de 2012, as monjas da Visitação foram convidadas em grande segredo a retornar ao seu mosteiro, para que o trabalho de restauração pudesse começar, relata o jornalista italiano Massimo Franco em seu livro Il Monastero (Solferino, 2022). Foi só vários meses depois que soubemos que Bento XVI, após sua renúncia, havia planejado mudar-se para cá.

O trabalho na Mater Ecclesiae continuou até 2 de maio de 2013, dia em que o agora pontífice emérito retornou de sua estada em Castel Gandolfo para lá permanecer. Desde então, o pontífice quase nunca deixou o mosteiro, exceto para caminhadas regulares no parque, algumas raras aparições oficiais e uma viagem à Alemanha em 2020, pouco antes da morte de seu irmão Georg.

Quem vive no mosteiro?

Além do Papa Emérito, o mosteiro é a casa de seu secretário e amigo, Dom Georg Gänswein, que acompanha o pontífice desde 1996, quando começou a trabalhar para o Cardeal Ratzinger na Congregação para a Doutrina da Fé.

Em Mater Ecclesiae, os dois clérigos convivem com quatro Memores Domini, leigas consagradas pertencentes ao movimento italiano Comunhão e Libertação, ao qual o pontífice alemão sempre esteve muito próximo, até porque ele foi um dos principais apoiadores da revista teológica Communio. Estas quatro mulheres, que permanecem anônimas, auxiliam no cotidiano do mosteiro.

Sua secretária pessoal, Birgit Wansin, uma leiga consagrada e membro do movimento de Schoenstatt, volta a Roma todas as noites para dormir em sua comunidade. O irmão de Bento XVI, Georg Ratzinger, que morreu em 2020, também viveu no mosteiro por muito tempo.

Como Bento XVI vive no mosteiro?

Pouco se sabe sobre a vida do pontífice emérito desde sua renúncia, exceto o que seu secretário, Dom Gänswein, e algumas testemunhas privilegiadas que foram convidadas para a residência relataram. Nos últimos anos, o Papa tem dividido sua vida entre a leitura e a oração, celebrando todos os dias a missa na pequena capela com os outros residentes.

Com sua extensa biblioteca e ambiente pacífico, este lugar permitiu que o teólogo continuasse trabalhando durante estes anos. Amante de música, ele também está acostumado a ouvir música, às vezes tocada no piano da residência.

Ele também recebia convidados, cerca de seis vezes por semana nos primeiros anos. Depois de cada consistório, os novos cardeais o visitaram com o Papa Francisco, como em 27 de agosto. Os últimos visitantes conhecidos foram os ganhadores do prêmio que leva seu nome, o Prêmio Ratzinger, que foram recebidos no mosteiro logo no início de dezembro. O pontífice emérito também tinha o hábito de sair de sua residência no final da tarde para um passeio, durante o qual às vezes ia à reprodução da gruta de Lourdes nos jardins do Vaticano para recitar seu rosário.

2Cardeal Maradiaga, 80 anos, perde seus direitos como cardeal eleitor

Por Cyprien Viet: Uma figura altamente influente na Igreja latino-americana, o Cardeal hondurenho Oscar Andres Rodriguez Maradiaga deixou o Colégio de Eleitores Cardeais em 29 de dezembro. Ainda sendo arcebispo de Tegucigalpa apesar de seus 80 anos, o primeiro cardeal da história de Honduras foi considerado um “papabile” nos conclaves de 2005 e 2013 e tem desempenhado um papel central desde o início do pontificado do Papa Francisco, como coordenador do Conselho de Cardeais.

Nascido em 19 de dezembro de 1942 na capital Tegucigalpa, Oscar Andrès Rodriguez Maradiaga teve uma rápida ascensão: entrou na congregação salesiana aos 18 anos em 1961, foi ordenado sacerdote em 1970 e tornou-se decano de uma faculdade teológica na Guatemala em 1975, quando tinha apenas 32 anos. Ele se tornou bispo auxiliar de Tegucigalpa em 1978, com apenas 35 anos e após oito anos de sacerdócio – em vez dos dez anos teoricamente necessários para a eleição ao episcopado.

Dotado de um forte carisma, Dom Maradiaga foi rapidamente percebido por João Paulo II como uma figura excepcional e original na Igreja da América Central. Em um contexto de instabilidade ligada ao desenvolvimento da teologia da libertação, que na época era muito mal vista em Roma, o dinâmico bispo hondurenho sublinhou suas contribuições positivas para a defesa dos pobres, mas também reconheceu seus limites doutrinários, particularmente quando, influenciado pelo marxismo, levou ao apoio à luta armada.

Com doutorados em filosofia, teologia e psicologia clínica, este prelado poliglota também é conhecido por seus dotes musicais (notadamente como pianista e saxofonista) e, surpreendentemente para um cardeal, é titular de uma licença de piloto. Com formação científica, ele ensinou física, química, música e teologia moral.

Em 1993, João Paulo II o nomeou Arcebispo de Tegucigalpa e o criou cardeal em 2001, durante o mesmo Consistório do Arcebispo Bergoglio de Buenos Aires. Os dois homens já haviam estabelecido laços de amizade, notadamente quando o Arcebispo Maradiaga foi presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) de 1995 a 1999.

O primeiro cardeal de Honduras é o porta-voz de uma Igreja carente de recursos e de vocações sacerdotais. A diocese de Tegucigalpa tem uma população de cerca de dois milhões de habitantes, dos quais cerca de dois terços são católicos, mas tem poucos sacerdotes incardinados: apenas 78 de acordo com a edição de 2021 do Anuário Pontifício, que é muito inferior ao número de sacerdotes diocesanos em outras capitais da América Central: 180 em Manágua (Nicarágua), 198 na Cidade da Guatemala, ou 260 em San José (Costa Rica), uma diocese com uma população menor. Além da pobreza e da violência, um dos maiores desafios enfrentados pela Igreja Católica em Honduras é a ascensão das seitas evangélicas.

Apresentado como um futuro papa potencial durante os conclaves de 2005 e 2013, o Cardeal Maradiaga tornou-se então um dos homens-chave no pontificado de Francisco, o primeiro pontífice da América Latina. Em 13 de abril de 2013, exatamente um mês após sua eleição, o papa argentino nomeou o cardeal hondurenho como coordenador do “Conselho de Cardeais” encarregado de acompanhá-lo na reforma da Cúria Romana. Este órgão permanece em funcionamento apesar da implementação da nova Constituição Praedicate Evangelium, e uma nova reunião será realizada em abril de 2023 no Vaticano.

Por outro lado, o Cardeal Maradiaga perdeu suas prerrogativas dentro da Cúria Romana com seu aniversário de 80 anos. Foi membro do dicastério para o clero e da Comissão Pontifícia para a América Latina, e também foi membro de dois antigos conselhos pontifícios: o Pontifício Conselho de Comunicações Sociais e o Pontifício Conselho de Justiça e Paz. Ele também foi Presidente da Cáritas Internationalis de 2007 a 2015.

Reputação

Nos últimos anos, a reputação do Cardeal Maradiaga tem sido manchada por vários casos. Ele foi acusado de interferência política após o golpe de Estado de 2009 em Honduras. Ele foi então rápido em mostrar seu apoio ao novo presidente Roberto Micheletti, que foi apoiado por parte da elite hondurenha, mas rejeitado por diplomatas estrangeiros. Os Estados Unidos de Barack Obama e a Venezuela de Hugo Chavez condenaram fortemente esta ruptura com a ordem constitucional.

Esta posição lhe valeu o rótulo de “cardeal golpista” por apoiadores do presidente deposto Manuel Zelaya, a quem o cardeal Maradiaga explicou que já havia sido um amigo, mas que agora considerava ter “mudado radicalmente” ao se aproximar dos regimes bolivarianos de esquerda. Em novembro de 2009, sob pressão da embaixada de Honduras na França, que permaneceu leal ao ex-presidente Zelaya, o Instituto Católico de Paris, que planejava concedê-lo um doutorado honorário, teve que cancelar a cerimônia.

Além disso, em 2018, em um livro intitulado Traições Sagradas, a viúva de um ex-embaixador de Honduras junto à Santa Sé, Martha Alegria Reichmann, acusou o Cardeal Maradiaga de tê-lo levado a desperdiçar sua riqueza em investimentos financeiros tóxicos com uma empresa financeira sediada em Londres, dirigida por um amigo do cardeal.

Ela também o acusou de proteger o bispo auxiliar de Tegucigalpa, Juan José Pineda Fasquelle, que foi acusado de má conduta sexual com seminaristas e de má prática financeira. Uma investigação confiada pelo Papa Francisco em 2017 a um bispo argentino levou à expulsão deste bispo auxiliar no ano seguinte, mas o pontífice manteve sua confiança no Cardeal Maradiaga.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
Bento XVIBisposCardeaisDireto do VaticanoIgreja
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia