Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

O que significa sonhar com alguém falecido?

homem deitado representa o caso de sonhar com alguém falecido

TheVisualsYouNeed - Shutterstock

Pe. Cido Pereira - publicado em 02/01/23

"Não podemos fazer do sonho um problema: sonhou, sonhou… e a vida continua"

Sonhar com alguém falecido terá algum significado particular? Esta foi a questão que o pe. Cido Pereira abordou na sua coluna de perguntas e respostas no portal O São Paulo, da arquidiocese paulistana.

A dúvida foi enviada pelo leitor Ivanildo, de Osasco:

“Uma amiga de trabalho faleceu há 13 anos, mas sempre sonho com ela e a sensação é horrível quando acordo. Sempre coloco o nome dela nas missas. O que faço?”

Eis o que o padre explicou:

“Certamente, meu irmão, esta sua amiga de trabalho era uma pessoa que você estimava muito. Tanto que ela sempre está morando em sua memória e em seu coração. É normal que de vez em quando uma das gavetas de sua memória se abra e você sonhe com a pessoa. Eu sonho sempre com meus pais falecidos.

O que não podemos, meu irmão, é fazer do sonho um problema. Sonhou, sonhou… e a vida continua.

Orar por sua amiga é um gesto bonito de fé. O amor é mais forte do que a morte. A verdade de fé que proclamamos no Credo, ao dizermos: ‘Creio na comunhão dos santos’, é que os três níveis de Igreja, a saber, a Igreja militante, a Igreja triunfante e a Igreja padecente, estão em comunhão na oração. Por isso, oramos pelos mortos, pedindo que a misericórdia de Deus os acolha, e, na eternidade, eles intercedam por nós.

Eu só insisto com você para que não fique preocupado com os sonhos com sua amiga. Tenha-a presente em suas orações e toque sua vida, porque a missão dela terminou e a sua continua. Um abraço fraterno a você”.

Tags:
MortePsicologiaSuperstição
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia