Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Brasil: diocese deplora gravação de anúncio de artigos eróticos dentro de basílica

Crucifixo

leopictures | Shutterstock

Reportagem local - publicado em 03/01/23

"Trata-se de ato vil, indevido, desrespeitoso com a nossa fé", diz nota de repúdio

A diocese de Limeira, SP, repudiou mediante nota oficial a gravação de um anúncio comercial de artigos eróticos dentro de uma basílica na cidade paulista de Americana.

A nota, assinada pelo pe. Valdinei Antônio da Silva, reitor da basílica santuário, afirma:

“A diocese de Limeira, juntamente com a basílica santuário Santo Antônio de Pádua, na cidade de Americana (SP), vem a público manifestar sua indignação e repúdio pelo uso indevido de imagem de nosso amado templo sagrado, feito pelo sr. André Bankoff e pela empresa Pepper Blend juntamente com seus responsáveis. Trata-se de ato vil, indevido, desrespeitoso com a nossa fé, e atentado contra moral e bons costumes do povo de nossa cidade”.

O reitor declarou, via redes sociais, que nem a diocese nem a basílica autorizaram o “uso das imagens da basílica Santo Antônio”, acrescentando que serão tomadas “todas as providências legais pelo crime cometido contra a fé católica”, bem como pelo uso indevido de imagens da igreja.

O ator mencionado pelo sacerdote confirmou em suas redes sociais, neste dia 31 de dezembro, que, quatro dias antes, tinha participado de “um vídeo dentro da basílica de Santo Antônio, em Americana”, com “roteirização, criação e atuação totalmente” dele próprio, mas que, “de alguma forma isso machucou e afetou algumas pessoas da comunidade católica e também toda a diocese”.

O ator acrescentou em relação à gravação na basílica:

“E quando isso acontece já deixa de ser um simples vídeo que a gente produziu ou fez, mesmo que tenha sido sem pensar, como foi o meu caso, a gente já errou. Mas eu também acredito que o melhor caminho é reconhecer o erro e pedir desculpas e perdão pelo fato ocorrido. E foi o que eu fiz quando isso aconteceu. Eu fui lá falar com o padre pessoalmente e pedir desculpas e perdão por todo o transtorno causado para ele e para a toda a comunidade católica”.

André Bankoff declarou ter retirado “todos os vídeos das plataformas”. Ele considera que o episódio “serve como lição”, completando que “falhar é humano” e “não reconhecer o erro é vaidade e orgulho, e é isso que acaba adoecendo o homem”.

Recorde um caso semelhante ocorrido na Espanha:

Tags:
IgrejaJustiçaReligiãoSociedade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia