Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A “salgada” descrição de São Francisco de Sales sobre a falsa devoção

Saint François de Sales

Fred de Noyelle / GODONG

Philip Kosloski - publicado em 10/01/23

São Francisco de Sales não teve medo de incluir uma pitada de humor em sua descrição da falsa devoção

O Papa Francisco lançou, recentemente, uma carta apostólica. Em Totum amoris est o Pontífice destacou a riqueza que pode ser encontrada nos muitos escritos de São Francisco de Sales.

Em particular, o Papa destacou uma passagem da Introdução à Vida Devota que resume perfeitamente a falsa devoção. O Santo Padre observa que “Graciosa e sempre atual é a descrição feita por Francisco de Sales da falsa devoção, na qual não é difícil rever-nos, intercalada aqui e ali por eficazes ditos de são humorismo”.

O Papa prossegue, citando Francisco de Sales:

“Quem se consagra ao jejum, pensará que é devoto porque não come, enquanto tem o coração cheio de rancor; e enquanto não se permite banhar a língua no vinho e nem sequer na água por amor da sobriedade, não sentirá qualquer escrúpulo em mergulhá-la no sangue do próximo com a maledicência e a calúnia.

Outro pensará que é devoto porque bisbilha todo o dia uma série interminável de orações; e não dará peso às palavras más, arrogantes e injuriosas que a sua língua lançará, no resto do dia, aos servos e vizinhos.

Outro ainda levará de bom grado a mão à carteira para dar esmola aos pobres, mas não conseguirá extrair do coração uma migalha de doçura para perdoar os inimigos; e outrem, por sua vez, perdoará aos inimigos, mas pagar as dívidas nem lhe passará pela cabeça; será preciso o tribunal.  Trata-se evidentemente de vícios e dificuldades de sempre, inclusive de hoje, pelo que o Santo conclui: ‘Toda esta boa gente é considerada devota pela opinião comum, mas não o é de forma alguma'”. 

Essa descrição de falsa devoção não é apenas “salgada”, mas também chega um pouco perto de nós.

Às vezes podemos ser tentados a nos orgulhar de nossas devoções religiosas, como jejuar ou mesmo rezar o Rosário, mas se nosso coração estiver longe de Deus, essas devoções são falsas.

Para São Francisco de Sales, a chave da devoção autêntica é amar a Deus com todo o coração, mente e força. Certamente devemos jejuar, mas se o fizermos, também precisamos ter um coração amoroso para com o próximo.

Nossa vida devocional precisa ser acompanhada de um amor igualmente intenso a Deus e ao próximo.

Tags:
DevoçãoPapa FranciscoSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia