Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Bento XVI me disse: “Nos vemos no Céu. Estarei te esperando lá”

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Grzegorz Polakiewicz z papieżem seniorem Benedyktem XVI

fot. arch. prywatne Grzegorza Polakiewicza

Grzegorz Polakiewicz - publicado em 10/01/23

Um testemunho emocionante sobre o amor, a humildade e a modéstia do Papa Emérito

Há muitas pessoas que poderiam escrever melhor do que eu sobre a relação com o Papa Bento XVI

Entretanto, no dia da morte do Papa Emérito, recebi dezenas de pedidos de entrevista. Por isso estou tornando pública esta memória. Este é o meu testemunho pessoal. Um menino comum, simples, que experimentou a grande graça de estar próximo, a meu ver, de um santo.

Era noite de 11 de novembro de 2019. Roma estava se afogando na chuva. Pouco depois das 17h, terminei meu cappuccino em uma cafeteria e me dirigi ao Vaticano. 

Na Gendarmaria, mostrei uma carta-convite assinada pelo secretário pessoal do Papa Emérito, o arcebispo Georg Gänswein, depois entrei no carro com um dos oficiais. Seguimos em direção aos Jardins do Vaticano, e então paramos em frente à porta do Mosteiro Mater Ecclesiae.

O policial tocou a campainha, a porta se abriu e ele me pediu para sair do carro. Na porta do mosteiro estava uma irmã, que me cumprimentou com um sorriso caloroso e uma palavra gentil. Entramos no corredor. Ela pegou minha jaqueta e me convidou para esperar na sala à esquerda, no térreo.

Alguns minutos se passaram. Eu queria muito esse encontro, porque a última vez que nos vimos tinha sido há três anos.

Encontro com Bento XVI

De repente, a porta se abriu e o Papa Emérito apareceu em uma cadeira de rodas. Quando o vi, embora eu estivesse apoiado em uma perna e com duas muletas, ajoelhei-me diante dele, coloquei minha cabeça em suas mãos e as lágrimas brotaram de meus olhos.

Ele não conseguia pronunciar uma única palavra. Eu chorei e ele deu um tapinha na minha cabeça. Não me senti envergonhado de forma alguma.

Aquele momento foi como quando você encontra alguém muito próximo após uma longa separação. Ergui a cabeça e meus olhos lacrimejantes viram seu rosto sereno, amoroso e gentil. Beijei a mão de Sua Santidade, e o Arcebispo Gänswein ajudou-me a levantar e me sentar ao lado do Santo Padre. Iniciamos nosso encontro.

Presentes poloneses para o Papa aposentado

Levei muitos presentes da Polônia para a Sua Santidade. Entre elas estavam cartas de pessoas para quem ele ainda é extremamente importante e que o amam. Também levei discos de música clássica interpretada por jovens músicos da Orquestra Sinfonia Iuventus, um álbum em inglês sobre a vida e obra de Fryderyk Chopin e meu livro You Only Live Once (“Você só vive uma vez”). Quando o Santo Padre tomou este último em suas mãos, começou a folhear página após página e perguntou por todas as pessoas nas numerosas fotos. Estava muito interessado e abençoou a todas elas.

Infelizmente, o livro foi publicado apenas em polonês, e nele relembro vários de nossos primeiros encontros, ainda durante o pontificado do Papa Bento XVI. Quando terminamos de ler, o arcebispo Gänswein me devolveu dizendo: “Por favor, pegue. Dê para alguém que entenda polonês. Então o Santo Padre colocou a mão sobre ele, dizendo: ‘Por favor, deixe-o estar em minha biblioteca'”.

Esse gesto me fez sentir mais uma vez uma grande emoção. Eu me senti especial.

Bento XVI: humildade, modéstia, amor

Também ofereci a Sua Santidade a minha “compostela” do Caminho de Santiago, em 2017, quando caminhei pela intenção do Santo Padre no 90º aniversário do seu nascimento. Ele pegou este documento encadernado em suas mãos, olhou para mim e disse: “E você percorreu um caminho tão longo e difícil por mim? O que eu fiz para merecer isso?”.

Senti vergonha de sua imensa humildade mais uma vez. De sua humildade e de seu grande amor. Pensei em como meu presente para ele poderia ser comparado a todos os presentes que ele recebe de todo o mundo. E, no entanto, ele me mostrou que eu era especial para ele.

Ele viu o que era invisível aos olhos. Ele viu o amor que só pode ser visto com o coração.

Eu apenas me senti amado

Durante o encontro houve também momentos engraçados, quando o Santo Padre olhava os CDs com gravações de música clássica que eu lhe dera. 

Quando chegou ao CD da música de Haydn, ele observou as peças e comentou: “Hmmm. Não gosto. Aqui está, Georg, é para ti”. E todos rimos sinceramente, como num grupo de amigos.

Mais uma vez, não senti que fosse um dos maiores teólogos e pensadores que estava sentado ao meu lado. Um dos maiores papas da Igreja. Eu senti como se estivesse com alguém para quem eu era importante. Eu simplesmente me senti amado.

Eu sabia que estava sentado ao lado do que presumo ser um futuro Doutor da Igreja e um santo, mas senti que estava com alguém para quem eu era alguém importante. Que viu muito mais em mim do que apenas mais um visitante.

Um presente do Santo Padre

Eu poderia ficar sentado lá para sempre, mas quando percebi que o Santo Padre estava começando a se cansar, concordamos silenciosamente com o arcebispo Georg que era hora de encerrar lentamente a audiência.

No final, fiz um pedido ao Santo Padre. Trouxe comigo um solidéu da alfaiataria Gammarelli, onde são confeccionadas as vestes papais desde o século XVIII. Perguntei ao Santo Padre se ele poderia colocá-lo na minha cabeça por um momento. Ele  tirou o dele, colocou em uma caixa e pegou minha mão.

“Vejo você no céu”

Quando ele me abençoou no final da reunião, vesti meu paletó e, saindo da sala com o arcebispo Georg, olhei pela última vez para o Santo Padre. Ele levantou a mão ligeiramente e disse: “Vejo você no céu. Estarei te esperando lá.”

Acenei para ele, não como se estivesse me despedindo do chefe da Igreja, mas como se fosse alguém próximo a mim. Saí do mosteiro Mater Ecclesiae acompanhado pelo Arcebispo. Não conseguimos esconder nossas lágrimas. Também não havia necessidade disso.

Neste ponto, não posso ignorar o papel e a dedicação do Arcebispo Gänswein como secretário pessoal do Papa Bento XVI. Desejo a todos um amigo assim e agradeço ao Arcebispo por sua vida dedicada ao serviço do Santo Padre e da Igreja.

Público em São Pedro

O Santo Padre recordou cada um dos nossos encontros. Cada detalhe. E eu não era e não sou nada de especial. Um garoto comum. Mas ele tratava todos igualmente. Com o maior respeito e atenção. Ele tinha um grande amor por todos.

Lembro-me de uma das audiências gerais com o Santo Padre Bento XVI. Quando cheguei à Praça de São Pedro, ela já estava cheia. No final da praça, vi uma idosa rezando o rosário e esperando o encontro com o Papa. Infelizmente, ela estava fora da área específica para isso.

Aproximei-me dela e perguntei: “A senhora gostaria de vir comigo? Tenho dois bilhetes”. Ela respondeu: “Não quero incomodá-lo. Ficarei feliz se ao menos vir o Santo Padre. Eu respondi: “Então eu convido a senhora a vir comigo para ver melhor o papa”.

O encontro mais emocionante

Quando chegamos à seção especial, que fica ao lado do trono papal, seus olhos se encheram de lágrimas, e ela disse: “Senhor, nem estou bem vestida. Eu não deveria estar aqui”. Eu lhe respondi: “O Senhor Jesus está olhando para outra vestimenta, invisível aos olhos”.

Por toda a audiência, as lágrimas correram por suas faces enquanto ela olhava para o Santo Padre. Ela ainda não sabia que presente Deus havia preparado para ela. Após a bênção, Bento XVI foi ao setor e ela pôde apertar a mão dele.

Para o Santo Padre, naquele momento, aquela idosa era a única pessoa na praça. Esse encontro durou talvez dois segundos, mas foi um dos encontros mais comoventes que já presenciei.

O santo está morto! O santo está morto!

É assim que me lembro do Papa Bento XVI em cada um dos nossos encontros. Também no Palácio Apostólico, durante as audiências gerais na Praça de São Pedro, na residência de verão de Castel Gandolfo ou no mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano.

Quando ele pegava sua mão e olhava em seus olhos, só havia você para ele. Mesmo que existissem milhares de pessoas ao redor, naquele momento só havia você para ele! Talvez por isso seja tão difícil para mim dar uma entrevista, porque não consigo conter as lágrimas quando me lembro de todos esses fatos. Porque esta é a segunda pessoa mais próxima do meu coração que eu perco. Porque há um grande vazio no coração, mas também uma certeza interior, pois acredito que a Igreja confirmará, através do processo de beatificação, que o Papa Bento XVI já está no céu e intercede por nós junto ao Senhor.

Hoje, quero gritar com toda a convicção, como as crianças nas ruas de Roma depois da morte de São Bento José Labre: “O santo está morto! O santo morto!”

Eu te amo, Santo Padre. Obrigado, e nos vemos no céu.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
Bento XVIIgrejaTestemunho
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia