Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Bispo preso há 5 meses vai a julgamento na Nicarágua

Bispo da Nicarágua

STR / AFP

Ricardo Sanches - publicado em 11/01/23

A Justiça decidiu que o religioso crítico ao governo de Daniel Ortega continuará em prisão domiciliar até ser julgado

Dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, Nicarágua, foi ouvido pela Justiça do país nesta terça-feira, 10 de janeiro de 2023. Preso desde agosto de 2022, o bispo é acusado de promover “conspiração para atentar contra a integridade nacional” e “divulgação de notícias falsas sobre o Estado”.

A Justiça afirmou que, na audiência, “a troca de informações probatórias foi admitida e o caso (contra D. Rolando Álvarez) foi enviado a julgamento”. Entretanto, a data não foi definida.

A juíza também confirmou a decisão de manter o bispo em prisão domiciliar na capital do país até ele ser julgado.

Em 13 de dezembro passado, o Tribunal recebeu e aceitou a denúncia do Ministério Público contra Álvarez, nomeou um defensor público para o caso e ordenou que ele permanecesse em prisão domiciliar.

Quem é D. Rolando Álvarez

Dom Rolando Álvarez, de 56 anos, sempre foi um forte crítico à ditadura de Daniel Ortega, na Nicarágua. Em maio de 2018, fez parte de uma equipe da Conferência Episcopal que tentava fazer a mediação entre Ortega e a oposição. O diálogo rapidamente foi interrompido, levando a fortes protestos que foram recebidos com violenta repressão por parte da segurança nacional. As tensões aumentaram desde então.

Em maio de 2022, ele anunciou um jejum para protestar contra a perseguição à Igreja pelas autoridades nicaraguenses. Depois de se manifestar contra o fechamento de várias estações de rádio católicas por Ortega, Álvarez foi colocado em prisão domiciliar (irregular e forçada).

“Mesmo nesta situação mantemos nossa alegria, força e nossa paz interior. Continuamos mostrando ao mundo que, graças ao Espírito Santo, somos homens e mulheres com capacidade de diálogo”, afirmou Dom Álvarez em um vídeo de 11 de agosto, quando já estava em prisão domiciliar.

Tags:
ditaduraIgrejaPerseguição
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia