Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

8 ideias para convidar Deus à sua vida diária

Mãos segurando cruz

Natali _ Mis I Shutterstock

Morgane Afif - publicado em 16/01/23

"Não encontro tempo para rezar", lamentamos. E se convidar Deus para nossa vida diária for mais fácil do que imaginávamos? Aqui estão 8 ideias simples e divertidas para reorientar sua vida sob o olhar de Deus

Santa Teresa de Lisieux, cujo 150º aniversário comemoramos este ano, não nos ensinou que a oração era “um simples olhar para o céu”? Se o rigor da oração diária pode ser difícil, usar jogos para se colocar sob o olhar do bom Senhor todos os dias é acessível a todos, sozinho ou com a família, e é uma oportunidade de reorientar a vida para o essencial. Jogos de tabuleiro, música, decoração, nós pensamos em tudo, para você. Basta você adaptar estas ideias para realizá-las com as opções que você tem ao seu dispor.

1REZE… COM UM DADO!

5-1.jpg

Ouse dar graças: abençoar sua refeição e dar graças por seu pão de cada dia é um método infalível de voltar-se para o céu. Originária da tradição judaica e monástica, a graça é também um tempo de oração familiar para agradecer juntos a Deus pelas bênçãos que Ele nos concede. Para inspiração, lance os dados com estas seis pequenas orações para recitar ou ler como uma família. Um para cada dia, exceto domingo: então cabe a você inventá-lo.

2ESCOLHA UMA BOA PALAVRA

2-2.jpg

Este calendário de 365 palavras do Antigo e do Novo Testamento lhe permite descobrir cada dia uma bela citação para meditar durante o dia e ancorar sua vida diária na Palavra de Deus. Prático, para aqueles que ainda não encontraram a coragem de mergulhar totalmente na Bíblia.

3EXIBA SUAS MEIAS

3-2.jpg

Para mostrar um ar de estiloso, expressar sua originalidade e, por que não, iniciar um debate no escritório ou na escola com seus colegas. Já que nem sempre é fácil testemunhar, mostre sua fé com orgulho e discrição de uma forma inesperada e deixe que outros se envolvam em discussões em torno de seu novo acessório. Descubra ou crie uma coleção original e colorida.

4COLOQUE UM ÍCONE OU UMA CRUZ ACIMA DE SUA PORTA

4-1.jpg

Portanto, a primeira coisa que você faz quando chega em casa e sai pela manhã é olhar para Deus: uma oração fácil, diária e sem esforço! Por que não tomar tempo para fazer o sinal da cruz e confiar seu dia a Deus? É também uma oportunidade para experimentar a simples oração de “obrigado…, perdoa-me…, por favor…”, na qual agradecemos ao Senhor por um evento particular, pedimos-Lhe que nos perdoe por uma falha que cometemos e Lhe apresentamos uma intenção específica.

5OUÇA MÚSICA

9-1.jpg

É bem conhecido que a música suaviza o humor: se você não consegue colocar suas orações em palavras, deixe os artistas fazerem isso. Canções de Taizé, Emmanuel, Chemin Neuf, Glorious, Natasha St-Pier, Grégory Turpin, música sagrada ou cantos gregorianos… Há algo para todos os estilos, para que você possa desfrutar do luxo de um pouco de paz e tranquilidade em sua jornada.

6CANTE

8-1.jpg

Ao chegar em casa, cantarolar uma canção religiosa que você manteve em sua cabeça desde o domingo passado, no meio de suas atividades. Santo Agostinho até escreveu que “cantar é rezar duas vezes”. Chega de desculpas para não praticar sua voz, um instrumento maravilhoso que é também um dom de Deus. Para ir mais longe, por que não participar de um coro? Usar suas cordas vocais e trabalhar juntos também é uma forma de fazer seu talento dar frutos a serviço da beleza.

7ESTABELEÇA RITUAIS

6-1.jpg

E se a oração se tornar um reflexo? Por que não adquirir o hábito de recitar uma oração curta e simples em momentos diferentes? “Obrigado Senhor por [nome]”, após um telefonema; “Senhor, ajude aqueles que estão sofrendo”, ao passar um sem-teto; “Acolhe na alegria do teu Reino aqueles que aqui jazem”, ao passar um cemitério; “Obrigado, Senhor, pela beleza de tua criação”, ao se deparar com uma paisagem bonita. Nenhuma oração é inútil, mesmo a mais curta, pois nada que agrade a Deus é em vão.

8USE NOTAS PÓS-IT

7-1.jpg

Escreva uma breve citação, da Bíblia, de um santo, ou uma breve oração, qualquer uma delas, desde que toque e inspire você. Por exemplo: “Jesus, confio em Ti”; “Ó Maria, concebida sem pecado, intercedei por nós que recorremos a Ti”; “Ama e faz o que quiseres” de Santo Agostinho ou “Deus está entre tachos e panelas” de Santa Teresa deÁvila e cole-a em sua cozinha, acima de sua escrivaninha, no painel do seu carro ou no espelho do banheiro e depois aproveite a oportunidade para dizê-la novamente.

Tags:
DeusEspiritualidadeVida Cristã
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia