Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Irmã André, a pessoa mais velha do mundo, foi chamada de volta a Deus

Irmã André

NICOLAS TUCAT / AFP

Ricardo Sanches - Alain Kléan - publicado em 18/01/23

A religiosa francesa faleceu aos 118 anos, após uma vida marcada pela constante preocupação com o próximo

Irmã André (Lucile Randon), que era considerada a pessoa mais velha do mundo, faleceu nesta terça-feira, 17 de janeiro de 2023, poucos dias antes de completar 119 anos. Ela morreu na casa de repouso onde morava, em Toulon, na França.

Durante os últimos anos, a freira nascida em 11 de fevereiro de 1904 em Alès (Gard), não escondia um certo cansaço diante de sua longevidade, embora brincasse alegremente sobre o recorde de Jeanne Calment, que morreu aos 122 anos em 1997. Em 2022, às vésperas de fazer 118 anos, ela manifestou seu desejo ardente de estar face a face com Aquele a quem ela dedicou sua vida.

Cega em uma cadeira de rodas, a Irmã André lamentou não ter tanta mobilidade e ter perdido parte de suas habilidades. Vinda de uma família protestante não praticante, a Irmã André – no masculino em homenagem a um de seus três irmãos – pediu o batismo católico aos 26 anos. Depois de trabalhar como governanta em Paris, ela entrou para as Filhas da Caridade, aos 40 anos.

Segredo para a longevidade

Com a memória intacta até o fim, ela compartilhou muitas lembranças: a perda dramática de sua irmã gêmea Lydie aos 18 meses, sua chegada a Paris, a convivência com seus alunos e órfãos que ela cuidou em Gingham…

Oficialmente, a Irmã André parou de trabalhar no final dos anos 1970. Na casa de repouso, ela sempre aparecia com vestes de freira e um lenço azul no cabelo. A sua vida foi pontuada pela Missa diária (todas as manhãs). Sempre gostou de provar um chocolate e beber um cálice de vinho do Porto.

Sobre o seu segredo para a longevidade, a Irmã André respondeu, certa vez, com humor: “Ah, vamos lá, é o bom Deus quem sabe!” 

Mas, como evidenciado por sua vocação e pelas palavras daqueles que a cercavam, era sobretudo sua fé e sua dedicação ao próximo que explicavam sua vitalidade. Ao Youtuber TiboInshape, que lhe perguntou há alguns meses se ela se aborrecia às vezes, a Irmã André respondeu: “Nunca me aborreço, pois rezo no tempo que tenho livre! Rezo por todos e principalmente pelos os infelizes, gosto de mimar as pessoas e na oração encontramos recursos”. 

Entre outras confidências, a pessoa mais velha do mundo aconselhava incansavelmente “amar sempre sem restrições e amar sem esperar nada em troca”. 

Obrigada, Irmã André, pelo exemplo de vida doada!

Tags:
IdososReligiososVida
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia