Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Demonizar o adversário: o que Jesus pensa disso?

Fé, charlatanice e demonização do adversário

WindAwake | Shutterstock

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 24/01/23

Jesus ensina aos que o atacam que o mal tem estratégias melhores que as deles

Uma das muitas coisas que os inimigos de Jesus fazem para tentar derrubá-lo é algo que podemos encontrar em nossas próprias vidas e relacionamentos: demonizar o adversário.

“Os escribas que desceram de Jerusalém diziam: ‘Ele tem Belzebu, e pelo poder dos demônios é que ele expulsa os demônios’”.

Transformar os outros em “demônios” implica representá-los de forma totalmente distorcida – de modo que eles percam prestígio, estima e credibilidade perante os outros. Isso não é errado apenas quando os escribas o usam contra Jesus. É errado sempre.

Devemos nos perguntar se também demonizamos aqueles que consideramos nossos inimigos. O Evangelho, de fato, não se esquiva de retratar demônios fazendo notáveis profissões de fé quando encontram Jesus. Essas palavras, mesmo que ditas pelo diabo, permanecem verdadeiras porque Jesus é de fato o Filho de Deus – tal como eles afirmam. Devemos sempre ser capazes de ver o bem mesmo naqueles que nos odeiam – e naqueles que odiamos.

Jesus ensina aos que o atacam que o mal tem estratégias melhores que as deles.

“Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino está dividido contra si mesmo, esse reino não pode subsistir”.

A calúnia pode fazer sentido à primeira vista, mas, uma vez que você chega à sua verdadeira raiz, ela é facilmente desmascarada. Isso também é algo que devemos aplicar em nossa vida: nunca nos limitemos a boatos. Devemos usar a nossa própria cabeça e ter coragem de ir ao fundo das coisas. Caso contrário, estaremos sempre à mercê das massas. Jesus foi morto porque a massa gritou “Crucifica-o!”. Não estamos imunes a este risco.

Tags:
DemônioevangelhoJesus
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia