Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa: o mundo tem que redescobrir o que significa o casamento entre homem e mulher

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Papa Francisco

Antoine Mekary | ALETEIA

Francisco Vêneto - publicado em 30/01/23

"Os esposos dão vida à sua união, com livre consentimento, mas somente o Espírito Santo tem o poder de fazer de um homem e de uma mulher uma única existência"

O Papa Francisco recebeu em audiência neste último dia 27 os prelados auditores, oficiais, advogados e colaboradores do Tribunal da Rota Romana, a quem recordou com ênfase a “grande necessidade de redescobrir o significado e o valor da união conjugal entre um homem e uma mulher, sobre a qual se funda a família”.

Alguns destaques da fala do Papa:

“Toda a Igreja é uma grande família e, de modo muito especial, através da vida dos que constituem uma Igreja doméstica, ela recebe e transmite a luz de Cristo e do seu Evangelho no âmbito familiar”.

“O Evangelho da família remete ao desígnio divino da criação do homem (…) Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”.

“Como é possível que se realize uma união tão cativante entre um homem e uma mulher, uma união fiel e para sempre, e da qual nasce uma nova família? Como isso é possível diante das limitações e fragilidades dos seres humanos? Devemos fazer-nos essas perguntas e deixar-nos surpreender pela realidade do matrimônio. Jesus nos dá uma resposta simples e ao mesmo tempo profunda: ‘que ninguém separe o que Deus uniu'”.

“Os esposos dão vida à sua união, com livre consentimento, mas somente o Espírito Santo tem o poder de fazer de um homem e de uma mulher uma única existência”.

“Todo verdadeiro casamento, mesmo o não sacramental, é um dom de Deus aos esposos”.

“O matrimônio é sempre um dom! A fidelidade conjugal repousa na fidelidade divina; a fecundidade conjugal se fundamenta na fecundidade divina. O homem e a mulher são chamados a acolher este dom e a corresponder livremente a ele com o dom recíproco de si”.

“Tende a prevalecer a mentalidade segundo a qual o matrimônio dura enquanto houver amor. Mas de que amor se trata? Muitas vezes se desconhece o verdadeiro amor conjugal, reduzido a um nível sentimental ou a meras satisfações egoístas. Mas o amor conjugal é inseparável do próprio matrimônio, no qual o amor humano, frágil e limitado, encontra o amor divino, sempre fiel e misericordioso”.

“Na economia cristã da salvação, o matrimônio é sobretudo o caminho principal para a santidade dos cônjuges, uma santidade vivida na vida cotidiana: este é um aspecto essencial do Evangelho da família”.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
AmorCasamentoPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia