Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Você conhece estas boas maneiras modernas para respeitar e seguir em 2023?

SPOTKANIE

Rawpixel.com | Shutterstock

Cerith Gardiner - publicado em 30/01/23

Aqui estão 7 regras de etiqueta para conviver com respeito aos outros num mundo em constante mudança

Agora que o novo ano começa a tomar forma, é interessante ver os hábitos se formando ao nosso redor. Embora possamos nos adaptar muito bem às mudanças, é importante garantir que manteremos nossas boas maneiras no convívio com os outros. Portanto, dê uma olhada nessas dicas e navegue em 2023 com graça e estilo.

Tire os fones de ouvido

Os fones de ouvido são muito práticos e, com o a avanço dos podcasts e das teleconferências, eles se tornaram muito populares. Mas, às vezes, nos esquecemos de tirá-los quando estamos conversando com alguém. Aí, a outra pessoa fica sempre na dúvida se está sendo ouvida ou não. Então, é um sinal de educação tirar os fones quando for conversar com alguém!

Responda as mensagens importantes

A tecnologia tornou a vida mais fácil e proporcionou uma infinidade de maneiras de se comunicar. Com o WhatsApp, e-mail, messenger e as redes sociais, podemos ficar perdidos em tantas mensagens e solicitações. É difícil acompanhar todas elas, mas lembre-se de responder aquelas em que os amigos oferecem ajuda ou convidam você para eventos.

Olhe nos olhos das pessoas

Isso é básico, mas muitas pessoas focam em seus smartphones quando, supostamente, estão conversando com outra pessoa – e isso não se aplica apenas aos adolescentes! Portanto, se você estiver dialogando com alguém, faça a gentileza de deixar qualquer distração fora de alcance e se concentre na pessoa à sua frente.

Tenha cuidado com as mensagens de voz

As mensagens de voz podem ser muito úteis – afinal, você pode ser mais claro em uma nota rápida de áudio do que em uma mensagem de texto. No entanto, é importante lembrar que as pessoas nem sempre conseguem ouvir uma nota de voz longa quando você precisa. Portanto, se você estiver enviando uma mensagem de voz importante, talvez seja melhor enviae uma mensagem rápida antes explicando o assunto. E espere a pessoa poder responder, sem ansiedade e cobrança.

Vista-se adequadamente

A Covid estragou nossos armários. Na quarentena, as roupas de trabalhar foram substituídas por roupas esportivas confortáveis ​​– ou até pijamas. Claro, no grande esquema das coisas, o que vestimos não deveria importar. No entanto, nossas escolhas de roupas são uma ótima maneira de mostrar a importância que damos a certa ocasião.

Por exemplo, não iríamos à missa de pijama, pois queremos mostrar respeito ao Senhor. Portanto, se vamos a algum lugar que mereça nossos esforços, reserve um tempo para se vestir adequadamente.

Tome cuidado com o excesso de fotos

Graças aos nossos smartphones, podemos tirar infinitas fotos. No entanto, isso não é necessariamente uma coisa boa. Às vezes, estamos tão ocupados tentando capturar um momento que, na verdade, não o vivemos… e podemos atrapalhar aqueles que estão tentando ao máximo se concentrar no que está acontecendo.

Também é irritante quando as pessoas tiram fotos dos filhos de outras pessoas e as compartilham nas redes sociais sem permissão. Lembre-se: poste apenas fotos que mostrem sua própria família (e, mesmo assim, respeite o que seus filhos podem ou não querer que sejam compartilhados).

Não se esqueça das palavras mágicas

À medida que a vida se torna cada vez mais automatizada, é fácil esquecer de mostrar nossa gratidão. Portanto, lembre-se sempre de dizer “por favor” e “obrigado” quando necessário. (Eu, teimosamente, digo “obrigado” a Alexa quando peço a ela para tocar uma música para mim, mesmo que meus filhos pensem que sou louca).

Tags:
InternetSociedadetecnologia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia