Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Em foco
separateurCreated with Sketch.

Por que os jovens de hoje precisam conhecer a tragédia na Boate Kiss

Policial na frente da Boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

ANTONIO SCORZA | AFP

Tragédia da Boate Kiss, que deixou 242 mortos, completou 10 anos

Ricardo Sanches - publicado em 31/01/23

Incêndio na casa noturna deixou mais de 240 mortos; 10 anos depois tragédia suscita debates importantes

A tragédia na Boate Kiss completou 10 anos em janeiro de 2023. Duas séries brasileiras recentemente lançadas lembram a noite que deixou 242 mortos por causa do incêndio na casa noturna de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

As séries têm despertado grande audiência entre os jovens e adultos. Meu filho mais velho, que na época da tragédia tinha apenas cinco anos de idade, quis assistir “Todo Dia a Mesma Noite“, disponível na Netflix. A minissérie dramática retrata a história do desastre, o sofrimento dos pais das vítimas e a luta das famílias por justiça.

Eu também assisti à série e me emocionei – assim como todos aqui em casa. E, apesar das cenas pesadas, considerei importante o interesse do meu filho e de outros jovens em saber mais sobre aquele que foi o terceiro pior acidente em casas noturnas do mundo. Isso porque relembrar o desastre pode gerar algumas reflexões essenciais aos jovens de hoje.

Compartilho algumas delas:

1A preocupação e o zelo dos pais têm fundamento?

Os jovens que estão começando a sair de casa à noite para as baladas sempre acham desnecessárias (“micos”, na linguagem deles) as preocupações e as inúmeras recomendações dos pais. Sim, queremos saber aonde eles vão, se o local é seguro, se tem alvará para funcionar. Sou daqueles que, literalmente, rezam um sermão e fazem um interrogatório antes de o filho sair com os amigos.

É claro que nada mudará os planos de Deus, mas a experiência dos pais e o conhecimento de casos como o da Boate Kiss podem desencadear um zelo saudável e compreensível, na tentativa de evitar que o pior aconteça aos seus maiores tesouros.

Meu filho, depois de assistir à série e chorar muito com a cena em que os pais entram em um ginásio para reconhecer os filhos mortos, falou: “Pai, agora eu entendo a sua preocupação quando saio de casa. Sei que você não quer me perder”.

2Por que Deus permite tanto sofrimento?

O caso da Boate Kiss remete sempre à questão: por que Deus permitiu que 242 jovens no início de suas vidas, começando a faculdade ou suas carreiras e com sonhos brilhantes pela frente tivessem suas vidas podadas de forma tão trágica?

Devo confessar que, aqui na minha família, esse questionamento não passou despercebido – o que é normal. Portanto, uma das missões dos pais cristãos cujos filhos se interessaram em saber mais sobre essa e outras tragédia é abordar a questão sob a ótica da crença na vida eterna.

O exemplo do sofrimento de Cristo no Calvário pode ajudar a elucidar e conformar as almas impregnadas pela angustiante dor e o revoltante sentimento de ausência diante da tragédia e da morte: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”

Gosto muito da explicação do Pe. Paulo Ricardo sobre os motivos pelos quais Deus permite os flagelos. Você pode ler a elucidação clicando aqui ou no artigo abaixo.

Aprofundar neste assunto sob a perspectiva cristã pode ser um rica tarefa, que renderá ensinamentos para toda a vida.

3Justiça divina X justiça humana

Impossível deixar de debater a questão sobre a morosidade do Judiciário brasileiro no julgamento dos responsáveis pela tragédia da Boate Kiss.

Apesar de certa revolta com os trâmites legais do caso, encontramos uma oportunidade para debater sobre a importância do perdão e da justiça.

Como cristãos, não devemos guardar rancor; precisamos esperar que a justiça dos homens faça o seu papel. Os culpados pelo desastre precisam ser responsabilizados pelos atos, mas o julgamento das almas só cabe a Deus.

Resumindo: nós, que vivenciamos a tragédia da Kiss, e os mais jovens, que só agora ficaram sabendo sobre ela, devemos acreditar na justiça divina e continuar rezando para que as famílias das vítimas e dos sobreviventes do desastre encontrem a paz em Nosso Senhor.

Tags:
MorteSofrimentoTragédiaValores
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia