Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Por que Bento XVI sempre colocava um crucifixo no centro do altar

BENEDYKT XVI O KAPŁAŃSTWIE

AFP PHOTO / VINCENZO PINTO/EAST NEWS

Philip Kosloski - publicado em 06/02/23

Alguns até poderiam dizer que o crucifixo no centro do altar não deveria ser permitido, pois impede a visão dos fiéis

O Rito Romano da Igreja Católica exige que um crucifixo seja colocado no altar ou próximo a ele, mas não há exigência específica sobre o lugar onde ele deve ser fixado. Pode ser na parede, pode ser a cruz processional ou simplesmente uma pequena cruz colocada sobre a mesa sagrada.

No entanto, o Papa Bento XVI foi um forte defensor de se ter um crucifixo grande e visível sempre no centro altar. O Papa Francisco também continuou essa tradição, seguindo o exemplo de seu predecessor.

Bento XVI explicou seu raciocínio no livro “Introdução ao Espírito da Liturgia”, que o Vaticano cita em seu site. Ele primeiro explica a alegação de que um crucifixo no altar “obstruiria” a visão da congregação sobre o padre:

“Não é necessário na oração e, mais do que isso, não é conveniente olhar-se reciprocamente; muito menos ao receber a Comunhão.[…] Em uma implementação exagerada e mal compreendida de ‘celebração para o povo’, de fato, as cruzes no centro dos altares foram removidas como norma geral – mesmo na Basílica de São Pedro em Roma – para não obstruir a visão entre o celebrante e o povo.”

Do ponto de vista de Bento XVI, o crucifixo não é um “obstáculo”, mas um “convite” a olharmos juntos para o Senhor:

“No entanto, a cruz no altar não é um impedimento à vista, mas sim um ponto de referência comum. É um ‘iconostasi’ que permanece aberto, que não impede estar mutuamente em comunhão, mas é um mediador e ainda significa para todos a imagem que concentra e unifica nosso olhar. Atrevo-me a propor a tese de que a cruz no altar não é um obstáculo, mas a condição prévia para a celebração ‘versus populum’. Também ficaria claro com isso a distinção entre a liturgia da Palavra e a oração eucarística. Enquanto a primeira se refere ao anúncio e, portanto, a uma relação recíproca imediata, a segunda se refere à adoração comunitária na qual todos nós continuamos a receber o convite: ‘Conversi ad Dominum’ — voltemo-nos para o Senhor; convertamo-nos ao Senhor!”

Comentando a tendência de alguns de deixar o crucifixo mais de lado no altar, Bento XVI explicou seus sentimentos de maneira bastante clara:

“Mover a cruz do altar para o lado para dar uma visão ininterrupta do padre é algo que considero um dos fenômenos verdadeiramente absurdos das últimas décadas. A cruz é perturbadora durante a Missa? O padre é mais importante que Nosso Senhor?”

Enfim, a Liturgia Eucarística oferece uma oportunidade tanto para o sacerdote como para a congregação de “voltar-se para o Senhor”, ambos olhando com amor para Jesus Cristo, cuja morte se torna presente através das palavras do sacerdote.

Tags:
CruzDoutrinaIgrejaMissa
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia