Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Completam-se 145 anos da morte do Papa “prisioneiro no Vaticano”

Papa Pio IX, o prisioneiro no Vaticano

Adolphe Braun, Public domain, via Wikimedia Commons

Francisco Vêneto - publicado em 08/02/23

Além da Questão Romana, o beato Papa Pio IX também é associado a importantes marcos na história da Igreja

Em 7 de fevereiro de 1878 morria o Papa Pio IX, que se tornou conhecido como o “Papa prisioneiro no Vaticano”.

Em 1846, quando ele foi eleito ao Trono de Pedro, ainda existiam os Estados Pontifícios, situados na região central da atual Itália. A península italiana, historicamente dividida em vários entes políticos independentes, entre reinos, repúblicas e outras formas de organização, passava pelo processo de unificação que daria origem ao país que hoje conhecemos.

A partir da década de 1850, a Igreja foi perdendo a soberania política sobre os Estados Pontifícios, que acabaram incorporados à Itália unificada. Roma foi transformada na capital italiana em 1871.

Naquele contexto, o Papa Pio IX se declarou “prisioneiro no Vaticano”, assim como os pontífices que o sucederam até 1929. Foi somente nesse ano que veio a resolver-se a controvérsia a propósito dos territórios antes pertencentes aos Estados Pontifícios, que foi chamada pelos historiadores de “Questão Romana”. A resolução se deu pelo Tratado de Latrão, firmado entre o governo italiano e a Santa Sé. Esse tratado reconheceu o Vaticano como um país independente e soberano, cujo chefe de Estado é o Papa.

Em 3 de setembro de 2000, o Papa Pio IX foi proclamado beato. Sua festa litúrgica é celebrada no mesmo dia da sua partida para a eternidade, 7 de fevereiro.

Mais que prisioneiro

Além do episódio da Questão Romana e do fato de ter sido “prisioneiro no Vaticano”, o beato Papa Pio IX também é associado a importantíssimos marcos na história da Igreja:

O dogma da Imaculada Conceição: foi ele quem o proclamou, em 8 de dezembro de 1854, transformando em verdade de fé o que os fiéis já reconheciam havia séculos: que a Santíssima Virgem Maria foi concebida livre do pecado original.

Convocação do Concílio Vaticano I: o Papa Pio IX o inaugurou em 8 de dezembro de 1869, na Basílica de São Pedro.

O dogma da infalibilidade papal: Pio IX o proclamou durante o Concílio Vaticano I, decretando que, quando o pontífice fala “ex cathedra“, definindo uma doutrina sobre a fé e a moral com base na sua autoridade petrina, esta verdade não pode ser negada e deve ser professada pelos católicos como definitiva.

Proclamação de São José como padroeiro da Igreja: novamente num dia 8 de dezembro, desta vez em 1870, Pio IX publicou um decreto com esta muitíssimo merecida homenagem e reconhecimento a São José.

Festa do Preciosíssimo Sangue de Cristo: em 1849, Pio IX instituiu esta celebração e a fixou no primeiro domingo de julho. Muitos anos depois, ela seria transferida para 1º de julho e, passados ainda outros anos, em decorrência das reformas implementadas pelo Concílio Vaticano II, passou a ser celebrada na Solenidade de Corpus Christi.

Tags:
História da IgrejaIgrejaVaticano
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia