Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 09 Junho |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

O “milagre de Jindires”: bebê nasce sob os escombros do terremoto na Síria

BABY-SYRIA-AFP-000_338P8AK.jpg

Rami al SAYED / AFP

O estado de saúde da bebê que nasceu sob os escombros é estável.

Agnès Pinard Legry - Reportagem local - publicado em 08/02/23

Recém-nascida foi encontrada com o cordão umbilical ligado à mãe; toda a família dela morreu no terremoto

Um vislumbre de esperança em meio ao horror. Enquanto o número de mortos no terremoto de magnitude 7,8 que devastou a Turquia e a Síria na segunda-feira, 6 de fevereiro, continua aumentando e assustando, um “pequeno milagre” também chama a atenção do mundo.

Em Jindires, localidade da província de Aleppo (também devastada pelo terremoto), uma bebê foi encontrada viva sob os escombros. Já apelidada de “o milagre dos Jandairis”, a recém-nascida é a única sobrevivente da família. O pai, a mãe, as três irmãs, o irmão e a tia dela morreram no desabamento do prédio de quatro andares onde eles moravam.

À agência AFP, um parente próximo da família declarou: “Estávamos procurando Abou Roudayna [o pai da menininha] e sua família, primeiro encontramos sua irmã, depois sua esposa, depois Abu Roudayna, que estavam juntos. Ouvimos um barulho enquanto estávamos cavando (…) limpamos e encontramos essa menininha, graças a Deus”, explicou Khalil Sawadi.

Sawadi também afirmou que a recém-nascida ainda tinha o cordão umbilical ligado à mãe. “Cortamos, e minha prima levou o bebê para o hospital”, disse ele.

A menininha foi levada para um centro médico de Afrin, uma cidade vizinha. No local, ela foi colocada em uma incubadora e recebeu medicamentos. “Ela chegou com os membros dormentes pelo frio, a pressão arterial havia caído. Demos-lhe os primeiros socorros e colocamos soro, porque ela não mamava há muito tempo”, declarou o médico Hani Maarouf, que estima que a menina tenha nascido cerca de sete horas depois do terremoto.

O jornalista Hoshang Hassan, especialista em assuntos sírios e curdos, publicou um vídeo do momento do resgate da recém-nascida.

Tags:
BebêsTragédiaVida
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia