Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Castel Gandolfo abrigará Centro Laudato Si’

CASTEL GANDOLFO, CENTRO LAUDATO SI'

María Paola Daud | Aleteia

Daniel R. Esparza - publicado em 09/02/23

Borgo Laudato Si' ocupará a antiga residência secundária dos Papas

Durante séculos, o palácio apostólico de Castel Gandolfo serviu como residência secundária dos Papas. Transformado em museu pelo Papa Francisco, agora ele abrigará também um centro de formação inspirado na encíclica Laudato Si’, publicada em 2015 pelo mesmo Papa Francisco, sobre “o cuidado da casa comum”.

A decisão foi anunciada em comunicado do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano em 2 de fevereiro de 2023.

Nos próximos meses, o Borgo Laudato Si’ abrigará projetos e iniciativas voltados à educação em ecologia integral, economia generativa e sustentabilidade ambiental.

Os jardins do palácio apostólico serão “um novo espaço de formação e sensibilização” sobre estas questões, dirigido pelo Centro Superior de Formação Laudato Si’, que, por sua vez, é “uma organização científica, educativa e social empenhada na formação integral”.

CASTEL GANDOLFO

Conforme a nota publicada pelo Vatican News, o decreto pontifício explica ainda que “o Centro assumirá gradualmente algumas das competências da Direção das Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, incluindo o Palácio Papal e os Jardins Pontifícios”.

Além disso, a introdução do decreto reitera que “cuidar da nossa ‘casa comum’ é uma forma de assumir a responsabilidade pelo próximo e, ao mesmo tempo, reconhecer a infinita beleza de Deus e contemplar o mistério do universo”.

Entre os membros do Centro Laudato Si’ estão o pe. Fabio Baggio como diretor geral, a irmã Alessandra Smerilli FMA e a Sra. Francesca Romana Busnelli como membros do Conselho de Administração e o Sr. Antonio Errigo como secretário.

CASTEL GANDOLFO
Tags:
Papa FranciscoSociedadeVaticano
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia