Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Santuário de Aparecida deve receber 100 mil pessoas para a Romaria do Terço dos Homens

Santuário Nacional de Aparecida

Shutterstock

Reportagem local - publicado em 09/02/23

Esta é a maior romaria do ano na Basílica de Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida vive os preparativos para a 15.ª Romaria do Terço dos Homens, que acontece entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2023. Ao todo, 100 mil pessoas devem participar desta que é a maior romaria do ano na Basílica de Aparecida.

Em 2020, o santuário acolheu 80 mil devotos de todo o país para o evento. Em 2021, a Romaria do Terço dos Homens aconteceu de forma virtual por causa da pandemia. Já no ano passado, o encontro seguiu protocolos sanitários e teve número reduzido de peregrinos.

Programação

A romaria começa na sexta-feira (10), às 19h30, com a Missa de abertura no Altar Central da Basílica. Depois, uma procissão luminosa segue até o Seminário Santo Afonso, no centro de Aparecida. A partir das 23h, os grupos de oração se reúnem em vigília na Capela do Santíssimo.

No sábado (11), a programação para os homens do terço inclui Missa campal na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, às 7h; Terço Solene e Consagração à Nossa Senhora Aparecida, no Altar Central, às 14h e show musical no pátio das Palmeiras, a partir das 20h30.

No domingo, último dia do encontro, a Missa de envio da Romaria do Terço dos Homens começa às 8h, no Santuário Nacional. Em seguida, às 9h, os devotos saem em procissão até a Tribuna Dom Aloísio. O encerramento oficial acontece às 18h, com Missa no Altar Central da Basílica.

Gesto concreto

Os participantes da Romaria do Terço dos Homens são convidados a fazer um gesto concreto, com a doação de alimentos, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal. As doações serão repassadas a entidades da região, cadastradas no Núcleo de Serviço Social do Santuário.

Os grupos que desejarem registrar presença na 15ª Romaria do Terço dos Homens poderão realizar a inscrição pelo portal A12.

O Terço dos Homens

O Terço dos Homens é um movimento de grupos de homens que se reúnem para rezar o terço em paróquias e comunidades de todo o Brasil. As orações e reflexões devem estar em sintonia com a comunidade eclesial. Por isso, é importante que tenha o apoio do pároco ou do responsável pela comunidade.

A reza do terço é uma porta aberta para a evangelização. Os fiéis devem participar ativamente da comunidade, da Eucaristia dominical e de outros momentos da Igreja.

Tags:
AparecidaTerço
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia