Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Eu estava com uma mulher divorciada. Sabe o que um padre me aconselhou a fazer?

Ksiądz z wizytą duszpasterską u pary żyjącej bez ślubu kościelnego

Polska Press/East News

Dariusz Dudec - publicado em 10/02/23

"Esta situação causava uma dor especial à avó dela. Ela queria que nos casássemos, mas não podíamos por causa de nossa situação", diz Mateusz. A avó morreu durante o período de Natal. Por acaso, no dia de sua morte, um padre veio fazer uma visita de Natal ao nosso apartamento...

A visita pastoral durante a época de Natal – que em polonês é chamada kolęda – muitas vezes desperta uma gama de sentimentos, às vezes conflitantes. Para alguns é uma visita esperada e desejada, para outros é um encontro com alguém que não conhecem realmente, para outros ainda é um confronto desagradável com perguntas incômodas. Casais que vivem juntos sem estar casados podem se sentir mais expostos. As coisas, no entanto, podem tomar um rumo completamente diferente!

A vontade de uma idosa

Mateusz compartilhou comigo sua história, que aconteceu com ele há alguns anos.

“Alguns anos atrás, eu estava em um relacionamento com uma mulher divorciada”, lembra-se ele, “levava uma vida de pecado”. Esta situação fez sua avó sofrer particularmente. A velha mulher era profundamente religiosa e sofreu muito com nossa situação. Ela queria que nos casássemos, mas não pudemos por causa de nossa situação”.

O casamento é para toda a vida. No final do rito matrimonial, as palavras: “Até que a morte nos separe” são ditas. Entretanto, a vida escreve vários cenários que ninguém havia planejado com antecedência. Às vezes, o casamento celebrado era nulo desde o início, ou seja, nunca aconteceu de fato!

A proposta do padre

Muitas pessoas associam a nulidade ao divórcio, no entanto, estas são duas situações muito diferentes. A declaração de nulidade é a confirmação após uma investigação da autoridade eclesiástica de que o casamento nunca foi sacramentado. O divórcio é o término de um casamento, e não está previsto de forma alguma na Igreja Católica.

“A avó da minha companheira morreu durante o Natal e não viu sua vontade cumprida”, continua Mateusz. “Por acaso, no dia de sua morte, um padre veio nos visitar. Curiosamente, depois de algumas conversas, ele começou a falar sobre a declaração de nulidade”.

É exemplar o comportamento deste padre. Em vez de culpar alguém por viver um relacionamento fora do casamento, ele quer ajudá-los a resolver sua situação, seguindo os ensinamentos da Igreja. Ele oferece ajuda motivada pela preocupação em restaurar a paz e estabilizar um relacionamento.

O caso teve um seguimento

“Seguindo sua sugestão, apresentamos nosso caso ao tribunal eclesiástico”, continua o relato de Mateusz. O procedimento levou dois anos, após os quais o tribunal testificou que o casamento da minha parceira era nulo.

Eu não perguntei por que aquele casamento nunca havia existido. Há muitas razões que podem levar à nulidade de um casamento, tais como a ausência de liberdade de decisão, ignorância dos direitos e deveres ligados ao casamento, vícios ocultos, patologias mentais ocultas ou oposição a um dos elementos do casamento: unidade, indissolubilidade, abertura à fecundidade e à educação dos filhos. Esses tipos de casos são examinados pelos tribunais diocesanos.

“Foi assim que realizamos o desejo da falecida vovó”, recorda Mateusz, “Nunca teria sido possível sem a atitude deste padre! Sempre lembrarei da visita do padre, como se fosse uma mensagem do céu e um incentivo para dar um passo adiante”.

Deus cuidará de tudo

“Alguém disse uma vez”, continua Mateusz, “que Deus é capaz de extrair o bem até mesmo de um pecado!”

Esta história nos mostra que este é realmente o caso: as pessoas podem transformar o que é bom em algo ruim, mas não podem fazer o contrário. Deus, por outro lado, é capaz de extrair algo bom e belo até mesmo do mal.

Além disso, Deus às vezes nos usa como seres humanos para realizar o que Ele deseja. Um exemplo é o encontro com este padre durante uma visita pastoral à residência. Ou a atitude da devota avó, que ansiava por uma mudança na situação de seus entes queridos. Deus não precisa de muito para fazer algo de bom por nós!

Tags:
AmorCasamentoDivórcioRelacionamento
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia