Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Papa solidário ao bispo condenado a 26 anos de prisão pela ditadura da Nicarágua

DOM ROLANDO ALVAREZ, BISPO DE MATAGALPA, NICARAGUA

JUDICIAL CENTRAL MANAGUA

Bispo foi condenado a 26 anos de prisão

Francisco Vêneto - publicado em 13/02/23

“Não posso deixar de lembrar com preocupação o bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, de quem gosto muito, condenado a 26 anos de prisão”

O Papa Francisco falou sobre a situação na Nicarágua, onde a Igreja enfrenta problemas com o regime de Daniel Ortega.

Depois do Ângelus do meio-dia deste 12 de fevereiro, ele disse:

“Não posso deixar de lembrar com preocupação o bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, de quem gosto muito, condenado a 26 anos de prisão, e também as pessoas que foram deportadas para os Estados Unidos. Rezo por eles e por todos aqueles que sofrem naquela querida nação”.

Francisco prosseguiu:

“E peço as orações de vocês. Peçamos também ao Senhor, pela intercessão da Imaculada Virgem Maria, que abra os corações dos responsáveis políticos e de todos os cidadãos à busca sincera da paz, que nasce da verdade, da justiça, da liberdade e do amor, e que é alcançada através do paciente exercício do diálogo. Rezemos juntos a Nossa Senhora. Ave, Maria”.

Bispo condenado a 26 anos de prisão

Na quinta-feira passada, 9, a ditadura da Nicarágua deportou 222 presos políticos, incluindo padres e seminaristas. Segundo o Tribunal de Apelações de Manágua, a deportação teria o objetivo de “proteger a paz, a segurança nacional, a ordem pública, a saúde, a moral pública, os direitos e liberdades de terceiros”. Os deportados foram levados para Washington, capital dos Estados Unidos, após negociações desse país com o regime ditatorial de Daniel Ortega.

Inicialmente, especulou-se que dom Rolando Álvarez estivesse entre os deportados, embora o seu nome não aparecesse na lista oficial. Ele teria sido retirado de casa por volta das 3h da manhã da quinta-feira, pelo horário local. Outras fontes, no entanto, diziam que o bispo teria sido transferido para um presídio até o seu próximo julgamento, marcado para este 15 de fevereiro.

O bispo de Matagalpa havia sido detido pelo regime da Nicarágua em agosto de 2022 e, desde então, vinha sendo mantido em prisão domiciliar.

Condenação arbitrária

Na sexta-feira, 10, o mistério do que teria acontecido com o prelado foi esclarecido pelo próprio Daniel Ortega. O ditador confirmou que dom Rolando também deveria estar entre os deportados, mas se recusou a deixar o país e, portanto, foi transferido para um presídio.

De modo sumário, sem julgamento, sem defesa, sem justiça, Daniel Ortega determinou a condeção de dom Rolando Álvarez a assombrosos 26 anos de prisão. Submisso ao ditador, o juiz Octavio Rothschuh Andino, presidente da primeira turma do Tribunal de Apelações de Manágua, leu a sentença na mesma sexta-feira, 10, atropelando o julgamento marcado para o dia 15 e escancarando, caso restassem dúvidas, de que jamais se respeitou o devido processo legal no tocante ao bispo de Matagalpa.

Tags:
BisposditaduraIdeologiaIgrejaPerseguiçãoPolítica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia