Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

EUA: só 35% dos pais católicos dão muita importância a transmitir a fé aos filhos

Pais católicos que dão muita importância a transmitir a fé aos filhos participam da missa levando as crianças

Rawpixel.com | Shutterstock

Família participa da Missa

J-P Mauro - publicado em 14/02/23

Neste cenário, o futuro da frequência à missa pode ser sombrio

Uma pesquisa recente do Pew Research Center descobriu que apenas 35% dos pais católicos dos EUA consideram “muito importante” educar seus filhos na fé.

Este levantamento revela um quadro sombrio para o futuro da frequência à missa – que, aliás, caiu significativamente desde o início da pandemia.

Entre os pais, a parcela de 35% que valoriza muito a transmissão da fé coincide exatamente com a que afirma dar pouco valor à educação católica dos filhos: outros 35%. No meio, 30% dos pais católicos disseram que isso tem “alguma importância”. Os católicos que se consideram brancos não hispânicos se mostraram mais propensos (39%) que os católicos declarados hispânicos (29%) a dar grande importância à transmissão da fé.

A maioria das denominações protestantes apresentou taxas mais altas de respostas que afirmam ser muito importante transmitir sua fé. Os evangélicos brancos foram os que mais valorizaram (70%) a fé de seus filhos, seguidos pelos protestantes negros com 53%. Apenas os autodeclarados protestantes brancos não evangélicos mostraram níveis mais baixos de importância da transmissão da fé (29%) em comparação com os católicos.

Ao questionar os entrevistados sobre a frequência à missa, a pesquisa apontou correlação entre as tendências dos pais e o valor que atribuíam à fé de seus filhos. Os que frequentam a igreja semanalmente mostraram três vezes mais chances de querer que os filhos tenham uma fé forte (76% contra 21%).

Os católicos novamente espelharam o total de respostas dos norte-americanos no tocante a educar os filhos para ajudar os necessitados (81%) e a ser abertos em relação a pessoas diferentes deles (80%).

No geral, os norte-americanos são mais propensos a dizer que querem que os filhos herdem a mesma fé (35%) do que a esperar que eles optem pelo mesmo partido político (16%).

Indagados sobre estarem ou não criando os filhos do mesmo jeito que eles próprios foram criados, 43% responderam que os estão criando de maneira semelhante, enquanto 44% os estão criando de maneira diferente. Dos pais que estão criando os filhos de maneira semelhante à sua própria educação, 63% citaram a religião como muito importante, contra apenas 13% entre os pais que criaram os filhos de maneira diferente.

Tags:
CatólicosFamíliaReligião
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia