Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Quem é maduro transforma a fé em obras

Mulher sentada rezando

M-Production | Shutterstock

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 14/02/23

A fé descomprometida é uma fé mágica, supersticiosa - e a superstição é sinal de imaturidade

Assim como em nossa vida profissional ou na vida pessoal, a maturidade é importante também na vida espiritual. A maturidade de fé é colocada de forma muito frequente nos escritos de São Paulo, pois ele próprio passou de infantil, imaturo na fé, para um maduro na fé. Jeremias também passou por esse processo, de espiritualidade infantil, para uma maturidade na fé. E a Bíblia está repleta de exemplos.

Não podemos achar que já estamos prontos e nos colocarmos numa atitude imutável. Frases como: “eu fui sempre assim, eu não mudo”, ou “desde criança sou assim e na minha idade já não há muito que mudar” estão erradas. O itinerário e a maturidade cristã são etapas próprias da virtude da prudência, que é fruto da maturidade psíquico, afetiva, física e espiritual.

As dimensões de uma pessoa madura na fé, que constitui maturidade na vida cristã, são vistas quando ela consegue integrar, consegue trabalhar a sua vida psíquica, afetiva, emocional, social e espiritual. Negar um desses aspectos é forjar uma falsa maturidade.

Neurose espiritual

Existem pessoas que carregam neuroses afetivas, por exemplo: de um pai de uma mãe que marcaram negativamente e causaram traumas. Se essa neurose não curada, é transferida para a religião, é transferida para Deus. Essa neurose, que é afetiva, se torna uma neurose espiritual. A neurose que é transferida para Deus acaba gerando uma imagem distorcida do Deus verdadeiro para um Deus punitivo, vingativo ou justiceiro.

Pessoas fanáticas são exemplo de uma neurose espiritual. Pessoas que não conseguem conviver em paz dentro de um ambiente religioso. Pessoas que não conseguem somar numa pastoral podem sofrer de neurose espiritual.

Há pessoas que são excelentes trabalhando sozinhas. Capaz levar um caminhão carregado de toras, mas se pedimos que carregue junto com os demais, não sabem dividir o peso. Essas características que herdamos, traumas que trazemos são obstáculos para a maturidade da fé.

Maturidade e espiritualidade

Um dos elementos da maturidade da espiritualidade é colocar a razão sobre a paixão. O texto da Carta aos Efésios nos ajudará a entender: São Paulo fala: “Até que todos nós cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homens feitos, de acordo com a idade madura da plenitude de Cristo a estatura da maturidade de Cristo” (Ef 4, 13). Portanto, a meta de todo o cristão é chegar a maturidade da pessoa em Cristo.

A força dinâmica e o amadurecimento da vida espiritual estão citados na Primeira Carta aos Tessalonicenses: “Com efeito, diante de Deus, nosso Pai, pensamos continuamente nas obras de vossa fé, nos sacrifícios de vossa caridade e na firmeza de vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, sob o olhar de Deus, nosso Pai” (1Tes 1, 3).

Temos neste trecho algumas palavras importantes: maturidade espiritual e obras de fé. Quem é maduro transforma a fé em obras. A fé descomprometida é uma fé mágica, supersticiosa – e a superstição é sinal de imaturidade.

Tags:
BíbliaTrabalho
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia