Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

A fé inabalável do criador dos brinquedos Lego

LEGO

Shutterstock

Cécile Séveirac - Madeleine Galek - publicado em 15/02/23

Todo mundo conhece a marca Lego, mas nem todos conhecem a história do seu criador, Ole Kirk Christiansen. O dinamarquês passou por muitas dificuldades antes de alcançar a consagração mundial com seus famosos bloquinhos de montar. E a fé foi fundamental nessa trajetória

Você provavelmente conhece os brinquedos Lego, os famosos bloquinhos coloridos que se encaixam uns nos outros e nos quais é melhor não pisar acidentalmente! Com um pouco de imaginação, é possível montar uma casa, um carro, a Torre Eiffel, o Coliseu e até o Titanic… Mas você sabia que a história desses blocos também esconde um verdadeiro testemunho de fé?

Ole Kirk Christiansen, criador do Lego, nasceu na Dinamarca, em 1891. Ele é o décimo filho da família. Sua mãe, Kirstine, descreve brevemente a vida do filho num diário. Segundo ela, Ole cresceu em uma família camponesa e piedosa, de fé protestante. Aos sete anos, já cuidava das ovelhas e vacas da fazenda do pai, além de trabalhar nas roças vizinhas. Mais tarde, tornou-se aprendiz de carpinteiro de seu irmão e abriu sua própria oficina. Ele conheceu sua futura esposa, Kristine Sørensen, e tornou-se pai de quatro meninos.

A fé, aliada à determinação e ao trabalho árduo, ajudou Ole a superar momentos difíceis, tanto pessoais quanto profissionais. Provações não faltavam ao jovem carpinteiro. Aos 33 anos, sua casa e sua oficina foram consumidas em um grande incêndio. Ele reconstruiu sua oficina e encontrou um novo lar para sua família. Mas algum tempo depois, foi forçado a encerrar sua atividade por causa da crise de 1929. O jovem artesão se viu sem renda e viúvo, pois sua esposa morrera repentinamente aos 40 anos. 

O nascimento dos blocos de Lego

Apesar das dificuldades, Ole continuava mostrando otimismo graças a uma boa dose de humor e, principalmente, graças à oração. Ele se casou novamente algum tempo depois com Sofie, de 38 anos, e ela o ajudou a salvar seu negócio e pagar seus credores pela reconstrução de sua oficina. 

Ole lançou-se na fabricação de brinquedos em 1932. Fazia pequenas peças, que se tornariam os famosos Legos. Os blocos, inicialmente, eram feitos de madeira. Ele descreveu essa oportunidade em suas memórias “como um presente de Deus. A produção é crescente e o pai de família faz dela a sua atividade, agora próspera, ao ponto de abrir uma fábrica de Lego.”

Ole Kirk Christiansen
Os primeiros brinquedos Lego

Tudo ia muito bem, até que outro infortúnio apareceu. “Às três horas da manhã, um dos jovens que trabalhava na oficina entra em minha casa e grita: ‘A fábrica está pegando fogo!’ Esta notícia foi de partir o coração. Parei por um momento para me ajoelhar diante de Deus. Repeti minha gratidão ao Onisciente, e isso me deu paz de espírito”, explica Ole em suas memórias.

 Apesar dessa grande perda, com a ajuda de sua família, funcionários e amigos de negócios, Ole Kirk Christiansen reconstruiu a fábrica e chegou a empregar 40 pessoas no ano seguinte. À frente de sua empresa, ele compartilhava sua fé conduzindo uma oração todas as manhãs com seus funcionários. Ele deu a cada um deles uma cópia do Livro dos Salmos, carimbada com o logotipo “Lego”.

É assim que seu filho, Gotfryd, se lembra dele: “Estou convencido de que a fé de meu pai em Deus, que brilhava em tudo o que ele fazia, o ajudava nas tristezas e dificuldades. Sua fé fez dele um homem corajoso. Ela deu a ele o conforto de que ele precisava para assumir suas novas responsabilidades e a força para superar os obstáculos que encontrou.”

Tags:
CristãosEsperançaSuperação
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia