Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Como a Quaresma pode ajudar-nos a ver o mundo com o olhar de Jesus

Mulher rezando na Igreja simboliza a busca pelo olhar de Jesus

Milkovasa | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 17/02/23

A Quaresma nos proporciona um tempo para unir a nossa visão do mundo com a de Jesus

A Quaresma é uma época especial do ano em que somos convidados a abraçar novas disciplinas espirituais e aprofundar o nosso relacionamento com Jesus Cristo.

O Papa Bento XVI a via como um tempo perfeito para alinharmos a nossa visão do mundo com a de Jesus. Na sua mensagem de 2007 para a Quaresma, ele explicou que precisamos comparar o nosso olhar sobre a humanidade com o de Cristo.

Iluminada por esta verdade pascal, a Igreja sabe que, se quisermos promover o desenvolvimento na sua plenitude, o nosso próprio “olhar” sobre a humanidade deve assemelhar-se ao de Cristo. É impossível separar a resposta às necessidades materiais e sociais das pessoas e a realização dos desejos profundos do seu coração.

Bento XVI observava que, se realmente quisermos atender às necessidades do mundo de hoje, precisamos ver o sofrimento e a pobreza de todos com o olhar de Jesus.

A Quaresma nos proporciona um tempo para praticar diversas disciplinas espirituais que nos ajudam nesse objetivo. Bento XVI explicou, por exemplo, que o jejum, a oração e a caridade podem ajudar-nos de modo concreto a unir o nosso olhar ao de Jesus.

Diante do gigantesco desafio da pobreza que ainda aflige grande parte da população mundial, a indiferença e o isolamento egocêntrico são um forte contraste com o olhar de Cristo.

O jejum e a caridade, que, juntamente com a oração, a Igreja nos propõe de modo especial no tempo quaresmal, são meios adequados para nos alinharmos a este olhar. Os exemplos dos santos e a longa história da atividade missionária da Igreja fornecem valiosas inspirações sobre as formas mais eficazes de apoiarmos o desenvolvimento de todos. Mesmo nesta época de interdependência global, resta claro que nenhum projeto econômico, social ou político pode substituir a entrega de si mesmo ao próximo, na qual se expressa a caridade.

Atender às necessidades do mundo é uma atividade louvável, mas, segundo Bento XVI, deve ser acompanhada por um igual desejo de salvação espiritual dos outros. Esse desejo é fomentado através das disciplinas espirituais da Quaresma, alinhando o nosso olhar ao de Jesus Cristo.

Tags:
CaridadeConversãoJejumJesusOraçãoQuaresma
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia