Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Quando os filhos se tornam modelos de inspiração para os pais

criança e adulto em abraço de agradecer

Shutterstock

Ricardo Sanches - publicado em 17/02/23

Sabe aquela história de que pai e mãe devem ser exemplo e ensinar tudo para os filhos pequenos? Então: o inverso também acontece. E você está preparado para isso?

Você já deve ter ouvido aquela expressão: “filho de peixe, peixinho é”. Ela, na maioria das vezes, faz sentido, visto que os pais devem ser modelos para os filhos, que, naturalmente, começam a admirá-los. Inspirados no bom exemplo que têm em casa, muitas crianças e jovens acabam seguindo a profissão do pai ou da mãe, torcendo pelo mesmo time, gostando das mesmas coisas.

Entretanto, em uma relação tão dinâmica como é a família, os filhos também acabam inspirando os pais – inclusive os filhos menores. Trata-se de um fenômeno que pode ser muito positivo. Mas os pais e mães precisam estar abertos a enxergar as coisas boas dos filhos, a extrair o que eles têm de bom a oferecer e, por que não, encontrar neles um gatilho para mudanças?

O meu exemplo

Eu tenho dois filhos: um de 15 anos, outro de cinco. Ambos têm comportamentos e habilidades singulares que, honestamente, me causam inveja (no bom sentido, é claro!) e nos quais eu tento me espelhar, a fim de mudar algumas atitudes minhas.

Por exemplo: o meu filho mais velho tem uma facilidade brutal para fazer amizades. Você pode dizer: é por causa da idade, todo adolescente tem muitos amigos, gosta de conversar com eles etc. Mas eu digo que, hoje em dia, essa habilidade é cada vez mais rara. Os jovens estão enclausurados em seus telefones, e amizades mesmo, apenas as virtuais. Com ele não é assim. Aonde ele vai, ele faz um amigo. No condomínio onde moramos, o rapaz conhece todo mundo: cumprimenta pelo nome, pelo apelido e sempre tem um assunto para puxar quando encontra um ou outro.

Eu nunca tive essa facilidade. E também não conheço a metade das pessoas, inclusive aqui do condomínio, que ele conhece. Mas esse comportamento do meu filho está me inspirando a melhorar. Eu o observo, admiro e vejo o quanto é importante fazer amizades e interagir mais com as pessoas. Ou seja: neste quesito, ele é o meu modelo. Sei que tenho poucos amigos, por isso estou rompendo a barreira desta dificuldade e passando a conversar mais com as pessoas e me interessar por suas histórias. Assim como meu filho faz de forma brilhante!

Aprender com os pequenos 

Filhos menores também podem inspirar – e muito – os pais. O meu caçula é o maior exemplo de pessoa carinhosa que eu conheço. Ele nem bem conhece as pessoas e já vai abraçando-as e dando beijo. 

Aqui em casa, ele não nos poupa dos seus espontâneos “eu te amo” e dos longos e sinceros abraços apertados. Para mim, mesmo com tão pouca idade, ele é uma inspiração e me motiva sempre a demonstrar mais meus sentimentos – outra dificuldade que eu tenho e quero superar.

Como os filhos conseguem inspirar os pais 

É claro que, de forma predominante, os pais ensinam mais aos filhos. Porém, os filhos também podem ser uma importante fonte de ensinamentos para pais e mães, ajudando-os a ver as coisas de maneira diferente e a aprender sobre a vida e o mundo ao seu redor. Mas como os filhos podem despertar a inspiração nos pais? Em que características dos filhos (grandes e pequenos), os pais podem se inspirar?

Uma boa revisada na literatura especializada pode fornecer algumas dicas:

1. Inocência e pureza: a simplicidade e a pureza das crianças podem ser uma fonte de inspiração para os pais que, muitas vezes, se sentem sobrecarregados com as demandas naturais da vida adulta;

2. Imaginação e criatividade: as crianças são, naturalmente, criativas, o que pode inspirar os pais a explorar novas ideias e perspectivas em vários campos da vida pessoal ou profissional;

3. Amor incondicional: os filhos amam incondicionalmente e sem julgamentos – o que pode inspirar pais a serem mais amorosos e compreensivos com os membros da família, parentes e amigos;

4. Curiosidade e entusiasmo: as crianças também são, por natureza, curiosas e entusiastas pelo mundo ao seu redor. Isso pode ser uma fonte de inspiração para os pais explorarem novos interesses;

5. Resiliência e determinação: as crianças também enfrentam dificuldades e problemas, mas se recuperam rapidamente das situações desafiadoras e continuam seguindo em frente. Isso é uma grande lição aos pais, a fim de que se mantem determinados diante das dificuldades da vida. 

Enfim, os pais precisam parar com a ideia de somente eles devem ser modelos para os filhos. O caminho inverso é muito importante e rico. Mas é preciso estar aberto a enxergar neles novos modelos, ainda que sejam apenas crianças. Que tal, então adotar a tríade alegria, amor e inspiração mútua na relação entre pais e filhos? Certamente ela trará muitos bons frutos.

Tags:
EducaçãoFamíliaFilhos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia