Aleteia logoAleteia logoAleteia
Domingo 14 Abril |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Voluntários fazem corrente humana para resgatar crianças após temporal no litoral de SP

Temporal causa mortes e estragos no litoral de São Paulo

NELSON ALMEIDA | AFP

Equipe de resgate trabalha em uma área atingida pela chuva na Barra do Sahy, distrito de São Sebastião

Ricardo Sanches - publicado em 22/02/23

Tragédia deixou dezenas de mortos e centenas de desabrigados

O litoral norte de São Paulo foi atingido por um forte temporal, que causou alagamentos, deslizamentos e soterramento de casas. O desastre deixou pelo menos 48 mortos e centenas de desabrigados.

Em meio ao cenário desolador provocado pela maior chuva já registrada em 24 horas no Brasil, uma imagem chamou a atenção: moradores de São Sebastião – uma das cidades mais atingidas pelo temporal – fizeram uma fila indiana para resgatar crianças da lama.

De mão em mão, os pequenos eram retirados da área de risco, em um gesto de solidariedade e amor ao próximo que, por um momento, sobressaiu ao sentimento de tristeza e revolta.

O vídeo que mostra o momento do resgate viralizou nas redes sociais.

Ajuda da Igreja

A Arquidiocese de São Paulo, por meio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), está fazendo uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar as vítimas das fortes chuvas que caíram no litoral norte de São Paulo, principalmente na cidade de São Sebastião.

Em nota, a Diocese de Caraguatatuba, SP, conclama a todos os fiéis da região “a se unirem em oração por todos os envolvidos nesta tragédia, e o empenho na solidariedade com as vítimas: tanto no apoio espiritual, quanto material.”

A nota salienta ainda que “os donativos e ajudas para o bairro Rio do Ouro, Ponte Seca devem ser encaminhados ao Santuário Santo Antônio no centro de Caraguatatuba e os donativos e ajudas para São Sebastião devem ser deixados na Catedral em Caraguatatuba, no bairro do Indaiá.”

O documento afirma ainda que o bispo e pastor da Diocese de Caraguatatuba roga a Deus e aos santos padroeiros do municípios afetados pelas chuvas “que diante deste triste cenário e realidade, suscitem em cada um de nós a busca pelo desenvolvimento que priorize a reconstrução das famílias atingidas e o resgate e cuidado imediato à vida”.

Tags:
BrasilCaridadesolidariedadeTragédia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia