Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

10 recomendações do Papa Francisco para a Quaresma

POPE-FRANCIS-VIGIL-EASTER-Antoine-Mekary-ALETEIA-AM_8220.jpg

Antoine Mekary | ALETEIA

Isabella H. de Carvalho - publicado em 23/02/23

Reflexões imperdíveis das mensagens quaresmais escritas pelo Papa Francisco desde o início de seu pontificado


A Quaresma começou no dia 22 de fevereiro de 2023 com celebração da Quarta-feira de Cinzas. Para viver bem este importante tempo litúrgico de preparação para a Páscoa, aqui estão 10 dicas extraídas das mensagens quaresmais do Papa Francisco ao longo dos últimos anos.

1Recordar que a pobreza de Cristo nos enriquece

“A pobreza de Cristo, que nos enriquece, é Ele fazer-Se carne, tomar sobre Si as nossas fraquezas, os nossos pecados, comunicando-nos a misericórdia infinita de Deus” explicou o Papa Francisco em 2014, na sua primeira mensagem quaresmal

O Pontífice ainda nos advertiu sobre “três tipos de miséria: a miséria material, a miséria moral e a miséria espiritual”. Ele exortou os cristãos a enfrentar a miséria de todos os irmãos e irmãs, adotando medidas práticas para aliviá-la.

2Combater a “globalização da indiferença”

Em sua mensagem quaresmal de 2015, o Papa Francisco fez um forte apelo contra a “globalização da indiferença” para com os outros. “O amor de Deus rompe esta reclusão mortal em nós mesmos que é a indiferença”, explicou o Santo Padre.

“A indiferença para com o próximo e para com Deus […] representa uma verdadeira tentação para nós cristãos. Todos os anos, durante a Quaresma, precisamos ouvir mais uma vez a voz dos profetas que gritam e incomodam nossa consciência”, disse o Pontífice.

Ele pediu que os lugares “onde a Igreja está presente” se tornem “ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença”.

Ele também incentivou cada indivíduo a se envolver em uma “formação do coração” e, assim, desenvolver um coração “firme”, “misericordioso”, “atento” e “generoso”.

Seu conselho é repetir a Ladainha do Sagrado Coração de Jesus.

3Lembrar que a misericórdia de Deus nos ajuda a ser misericordiosos

A mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2016 centrou-se no tema da misericórdia, em linha com o Jubileu Extraordinário que ele convocou sobre o mesmo tema. Ele lembrou que “a misericórdia de Deus transforma o coração do homem e faz-lhe experimentar um amor fiel, tornando-o assim, por sua vez, capaz de misericórdia.”

Francisco explicou que “por meio das obras corporais, tocamos a carne de Cristo nos irmãos e irmãs necessitados de ser nutridos, vestidos, alojados, visitados. Já as obras espirituais tocam mais diretamente o nosso ser de pecadores: aconselhar, ensinar, perdoar, admoestar, rezar. Por isso, as obras corporais e as espirituais nunca devem ser separadas”.

4Aprofundar a vida espiritual

“A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo”, disse o Papa Francisco durante a sua mensagem para a Quaresma de 2017.

Com base na parábola do rico e do pobre, Francisco explicou que “Lázaro nos ensina que as outras pessoas são um dom” e que a Quaresma é um tempo propício “para abrir as portas a todos os necessitados”. Por outro lado, o rico nos dá um vislumbre da “corrupção do pecado, que se realiza em três momentos sucessivos: o amor ao dinheiro, a vaidade e a soberba”.

“Na raiz de todos os males [do homem rico] estava a falta de atenção à palavra de Deus. […] A Palavra de Deus é uma força viva, capaz de suscitar a conversão no coração dos homens e orientar de novo a pessoa para Deus. Fechar o coração ao dom de Deus que fala, tem como consequência fechar o coração ao dom do irmão.”, afirmou o Papa.

5Combater a iniquidade

Para sua mensagem quaresmal de 2018, o Papa Francisco foi inspirado por este versículo do Evangelho de Mateus: “Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos” (24, 12). Na verdade, ele nos exortou a tomar cuidado com os “falsos profetas”, que podem vir na forma de “encantadores de serpentes” ou “charlatães”. Ele também nos pediu para tentar evitar que nosso coração e amor se tornem “frios”, não nos permitindo servir aos outros.

Para combater essas tentações, o Papa Francisco propõe “o remédio doce da oração, da esmola e do jejum”, que ajuda a “empreender com ardor o caminho da Quaresma”. 

6Recorrer ao mistério da redenção

“Este mistério de salvação, já operante em nós durante a vida terrena, é um processo dinâmico que abrange também a história e toda a criação”, afirmou Francisco na mensagem para a Quaresma de 2019

Ele também sublinhou “a vida daqueles que gozam da graça do mistério pascal de Jesus se cobre plenamente dos seus frutos, destinados a alcançar o seu completo amadurecimento na redenção do próprio corpo humano”.

Assim, o Pontífice fez um alerta acerca do “poder destrutivo do pecado” e afirmou que a Quaresma pode nos fazer “voltar a ser aquele jardim da comunhão com Deus que era antes do pecado das origens”.

7Reconciliar-se com Deus

Em sua mensagem para a Quaresma de 2020, o pontífice argentino lembrou que, apesar de voltar todos os anos, a Quaresma é sempre um “tempo favorável para nossa conversão”, que “nunca deve ser dado como garantido”.

“A Páscoa de Jesus não é um acontecimento do passado: pela força do Espírito Santo é sempre atual e permite-nos contemplar e tocar com fé a carne de Cristo em tantas pessoas que sofrem”, alertou o Santo Padre.

A oração é, portanto, essencial durante a Quaresma, pois é “um diálogo sincero entre amigos” e “uma expressão da nossa necessidade de responder ao amor de Deus que sempre nos precede e nos sustenta”.

8Renovar a fé, esperança e caridade

“Neste tempo de conversão, renovamos a nossa fé, obtemos a «água viva» da esperança e recebemos com o coração aberto o amor de Deus que nos transforma em irmãos e irmãs em Cristo”, disse o Papa Francisco na mensagem para a Quaresma de 2021, quando o mundo enfrentava a pandemia de Covid-19.

Ele associou essas três dicas aos os atos de jejum, oração e esmola. Para o Pontífice, o jejum ajuda a encontrar nossa realização em Deus e a nos aproximarmos da fé.

Já a esperança “é-nos dada como inspiração e luz interior, que ilumina desafios e opções da nossa missão; por isso mesmo, é fundamental recolher-se para rezar”. Por fim, o Papa explica que viver com amor a Quaresma significa cuidar de quem sofre ou se sente abandonado.

9Fazer o bem

O Papa Francisco inspirou-se nos seguintes versículos da exortação de São Paulo aos Gálatas para a sua mensagem para a Quaresma de 2022: “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo (kairós), pratiquemos o bem para com todos» (Gal 6, 9-10a).

De fato, ele citou três maneiras de semear o bem: “não se cansar de rezar”, “não se cansar de extirpar o mal de nossas vidas” e “não se cansar de fazer o bem na caridade ativa para com o próximo”. 

10“Subir a montanha”

“Na Quaresma somos convidados a subir «a um alto monte» juntamente com Jesus, para viver com o Povo santo de Deus uma particular experiência de ascese“. Esse foi um dos chamados do Papa Francisco em sua mensagem para a Quaresma de 2023. Ele nos encorajou a “ouvir Jesus” participando da liturgia e estudando a Bíblia. 

Tags:
EspiritualidadePapaPapa FranciscoQuaresma
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia