Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Aplicativo promete ajudar-nos a “conversar com os mortos”

Inteligência artificial

Shutterstock

Francisco Vêneto - publicado em 23/02/23

Empresa diz criar uma "versão digital" dos seus clientes, semelhante ao que foi visto na emblemática série de televisão "Black Mirror"

A empresa de tecnologia HereAfter AI, sediada na Califórnia, anunciou a disponibilização de serviços de “comunicação entre vivos e mortos” – ou pelo menos entre pessoas vivas e a “versão digital” de pessoas falecidas.

Essa “versão digital” é criada a partir de um aplicativo baseado em inteligência artificial. O aplicativo promete armazenar e organizar uma vasta gama de informações biográficas do “cliente”, de modo a nutrir um complexo repertório de histórias da vida e traços da personalidade da pessoa que estaria sendo “recriada virtualmente”.

A “versão digital” da pessoa falecida teria condições, portanto, de manter conversas convincentes com seus interlocutores, aproximando-se o mais possível das características originais do indíviduo a quem estaria representando.

A proposta da HereAfter AI é que o próprio cliente, ainda em vida, vá ajudando a construir a sua própria “versão digital”.

Para isso, ele deve ir respondendo a milhares de perguntas que o aplicativo lhe apresenta, as quais abrangem desde episódios da infância até relacionamentos amorosos, passando por trivialidades como os pratos favoritos e relatos subjetivos como as “experiências que marcaram a sua vida”, entre centenas de outros assuntos. As perguntas vão sendo apresentadas na tela do aplicativo e o usuário deve respondê-las por áudio, de modo que o sistema capte também as nuances do jeito de expressar-se do cliente.

Black Mirror

A proposta da empresa norte-americana recorda bastante um episódio da cultuada série britânica de ficção científica “Black Mirror”.

Trata-se do episódio “Be Right Back”, no qual uma jovem mulher está grávida quando seu parceiro morre prematuramente, deixando-a muito abalada. Ela então decide experimentar um serviço online que promete recriar digitalmente pessoas falecidas, com base nas informações que a própria pessoa compartilhou em suas redes sociais, bem como em fotos, vídeos e quaisquer outros documentos que possam deixar a “versão digital” ainda mais realista.

Inicialmente, a jovem conta com uma “versão digital” do falecido parceiro que funciona apenas por áudio: ela pode “conversar” com ele via telefone. Algum tempo depois, no entanto, ela decide pagar mais caro para receber uma supreendente versão física do namorado, feita de “carne sintética”.

O episódio, considerado por muitos telespectadores como um dos mais marcantes da série, apresenta os conflitos psicológicos da jovem diante de uma “versão” do namorado que ela sabe que é artificial, mas que, ao mesmo tempo, se aproxima com tal nível de realismo das suas características que começa a deixá-la confusa entre o que é real e o que é absurdo na “nova relação” que ela está construindo com o “retorno” do namorado à “vida”.

Controvérsias

De fato, o MIT Technology Review, publicação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, abordou o assunto a partir das complexas implicações éticas de se criar uma versão digital de alguém falecido – e de se disponibilizar um aplicativo para supostamente conversar com os mortos:

“Conversar com essas versões digitais pode até prolongar o luto e afastar a pessoa da realidade”.

Em contrapartida, outros veículos de mídia apressaram-se em qualificar entusiasticamente o aplicativo que promete permitir-nos “conversar com os mortos” como “o próximo passo na busca humana pela imortalidade”. É uma preocupante confusão entre a real pessoa falecida e um arremedo digital que, por mais sofisticado que pareça, não é ela própria – e , portanto, passa muito longe de equivaler à sua “imortalidade”.

Tags:
IgrejaMortetecnologia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia